Institucionalização da profi ssão docente – o professor de música e a educação pública

Autores

  • Vera Lúcia Gomes Jardim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Este artigo objetiva circunscrever o processo de especialização do professor de música,demarcando um campo de atuação e de espaços institucionais. A Música foi analisada como disciplinaescolar, cujas fi nalidades se alteraram de acordo com as concepções, políticas e programas deensino, utilizando como referenciais de análise as proposições de Chervel (1990), articulando fontesprimárias. Considerou-se a interferência, no campo da educação, de intelectuais da música comoprofi ssionais especializados que colaboraram para criar um conjunto de saberes, uma nova profi ssão einstituições especializadas para formá-la. O estudo apresenta a gradativa exigência de especializaçãodeste professor, que iniciada com a Reforma de 1890, incluiu a música no currículo do normalistapretendendo capacitar-lhe para iniciar os alunos na linguagem e no fazer musical; culminando com ainstituição do Professor de Canto Orfeônico, cuja habilitação tornou-se indispensável para o exercícioprofi ssional em estabelecimentos públicos de ensino, sob fi scalização federal.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Jardim, V. L. G. (2014). Institucionalização da profi ssão docente – o professor de música e a educação pública. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/232

Edição

Seção

Artigos