Dizer o “dizível”: avaliação sistêmica em música na escola regular

Autores

  • Cecília Cavalieri França Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O tema da avaliação em música é abordado a partir da apresentação de resultados parciaisde uma pesquisa extensiva, realizada em escola regular. O objetivo é responder às seguintesquestões: que competências e habilidades musicais são esperadas dos alunos? Em que medida asexpectativas estão sendo atingidas? Em quais aspectos do currículo as intervenções se fazem necessárias?A metodologia utilizada é a de avaliação sistêmica, um procedimento refinado de diagnósticoque permite o mapeamento do desempenho dos alunos em larga escala e a conseguinte avaliaçãoda qualidade do ensino. A análise dos dados envolve a construção de uma escala de proficiência quepossibilita visualizar competências e habilidades que os estudantes apresentam ao final do EnsinoFundamental I. Os resultados dialogam com a sala de aula e são revertidos em feedback para osprofessores envolvidos, provocando constante revisão do programa e desenvolvimento de estratégiaspedagógicas.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

França, C. C. (2014). Dizer o “dizível”: avaliação sistêmica em música na escola regular. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/208

Edição

Seção

Artigos