Uma perspectiva do letramento musical em professores unidocentes: duo entre sensibilização e emoção
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533104Palavras-chave:
Letramento musical, Professores unidocentes, Sensibilização musical, Emoção.Resumo
Neste artigo objetiva-se analisar aspectos do letramento musical presentes em professores unidocentes a partir de ações ligadas à prática do canto coral, tendo como ponto de partida a sensibilização musical e a emoção. Colaboraram com o estudo 16 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha do CAIC-UEPG, por meio da participação em oficina e resposta a um questionário. Os dados coletados foram submetidos ao software Iramuteq para tratamento e geração de gráficos de similitude e analisados pelo pesquisador. Observou-se que a experiência musical encadeou ações sensitivas e cognitivas ligadas ao ouvir, sentir e movimentar-se, corroborando com a compreensão da indivisibilidade entre corpo e mente; como resultado dos processos voltados à sensibilização musical destacaram-se a tranquilidade, alegria, calma e paz, refletindo-se em um estado de relaxamento; por fim, aspectos extramusicais foram destacados como as principais contribuições da oficina com respeito à aplicação dos conhecimentos no ambiente profissional.
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