Uma perspectiva do letramento musical em professores unidocentes: duo entre sensibilização e emoção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533104

Palavras-chave:

Letramento musical, Professores unidocentes, Sensibilização musical, Emoção.

Resumo

Neste artigo objetiva-se analisar aspectos do letramento musical presentes em professores unidocentes a partir de ações ligadas à prática do canto coral, tendo como ponto de partida a sensibilização musical e a emoção. Colaboraram com o estudo 16 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha do CAIC-UEPG, por meio da participação em oficina e resposta a um questionário. Os dados coletados foram submetidos ao software Iramuteq para tratamento e geração de gráficos de similitude e analisados pelo pesquisador. Observou-se que a experiência musical encadeou ações sensitivas e cognitivas ligadas ao ouvir, sentir e movimentar-se, corroborando com a compreensão da indivisibilidade entre corpo e mente; como resultado dos processos voltados à sensibilização musical destacaram-se a tranquilidade, alegria, calma e paz, refletindo-se em um estado de relaxamento; por fim, aspectos extramusicais foram destacados como as principais contribuições da oficina com respeito à aplicação dos conhecimentos no ambiente profissional.

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Biografia do Autor

Ronaldo da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ronaldo da Silva é doutor e mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista e licenciado em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (São Paulo) e bacharel em Instrumento - Piano pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua como professor associado do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e é pesquisador líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cognição e Educação Musical (GEPCEM) com trabalhos voltados à percepção musical e ao canto coral infantojuvenil. Coordena o projeto de extensão “Educanto: educação musical por meio do canto coral para crianças e jovens”. Possui composições e arranjos de músicas ligadas ao repertório infantil e infantojuvenil, com temas voltados à música sacra, folclórica e popular. https://lattes.cnpq.br/502278032919643

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

da Silva, R. (2025). Uma perspectiva do letramento musical em professores unidocentes: duo entre sensibilização e emoção. REVISTA DA ABEM, 33(1). https://doi.org/10.33054/ABEM202533104

Edição

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Artigos