Promoção da Autorregulação do ensino e da aprendizagem na prática instrumental de estudantes da licenciatura em música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432121

Palavras-chave:

autorregulação da aprendizagem, autorregulação do ensino, pesquisa-ação, licenciatura em música.

Resumo

A Autorregulação da Aprendizagem (ARA) é um processo que envolve o gerenciamento pessoal de pensamentos, sentimentos e comportamentos conduzidos para atingir objetivos, no qual estudantes agem de modo proativo, guiados por metas e estratégias relacionadas a determinada tarefa, diante de oportunidades e restrições do ambiente. Objetivamos descrever um programa de promoção da Autorregulação do ensino e aprendizagem de estudantes do ensino coletivo e individual de instrumento no contexto da licenciatura em música. Inicialmente é apresentada uma revisão de literatura sobre a prática instrumental no ensino superior, seguida pelo relato de pesquisa de doutorado em Educação Musical, cuja metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação. Os instrumentos de produção e coleta de dados foram quatro questionários, aulas virtuais e presenciais e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que promover ARA na licenciatura em música contribui para a formação de um futuro professor mais autorregulado e consciente de suas ações no ambiente acadêmico e profissional, que compreende melhor como auxiliar seus alunos a desenvolver estratégias eficazes nos estudos, fortalecendo a autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Mendes, Escola Técnica de Criatividade Musical

Dayse Gomes Mendes é doutora e mestra em Educação Musical pela  Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Licenciatura em Música pela UFPE. Atualmente é professora de piano das seguintes instituições: Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM) e Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). Participa do grupo de estudos em Autorregulação Musical. Sua linha de investigação é orientada aos processos de autorregulação da aprendizagem, ensino coletivo de instrumento musical/Piano em Grupo, Pedagogia do piano e medo de palco. É autora do livro Medo de Palco: estratégias para diminuir a ansiedade do músico.
http://lattes.cnpq.br/9078913928925598

Soely Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

Soely Aparecida Jorge Polydoro atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior – Faculdade de Educação, da UNICAMP. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas – PUC (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela PUC (1995) e doutorado em Educação pela mesma instituição (2000). É Coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem da UNICAMP, na gestão 2017-2021. Sua linha de investigação é orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas. 
http://lattes.cnpq.br/8105521364580002

Referências

ARAÚJO, Marcos. Measuring self-regulated practice behavious in highly skilled musicians. Sempre: Psychology of Music, v. 44, n.2, p. 278–292, 2016. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0305735614567554. Acesso em: 05 ago. 2021.

AZZI, Roberta; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 29, 2º sem, p. 75-94, 2008. Disponível em: https://encurtador.com.br/3sYdL. Acesso em: 18 set. 2024.

BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1986.

BANDURA, Albert. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Albert Bandura, Roberta Gurgel Azzi, Soely Polydoro (Orgs.). Porto Alegre: Artmed, 2008.

BONNEVILLE, Arielle; BOUFFARD, Thérèse. When quantity is not enough: Disentangling the roles of practice time, self-regulation and deliberate practice in musical achievement. Psychology of Music, v. 43, n. 5, p. 686-704, 2014. Disponível em: https://journals-sagepub com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/abs/10.1177/0305735614534910. Acesso em: 22 jul. 2021.

BOREM, Fausto; RAY, Sonia. Pesquisa em performance musical no Brasil no século XXI: problemas, tendências e alternativas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM 2012. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012, p.121-168. Disponível em: https://seer.unirio.br/simpom/article/view/8033/6901. Acesso em: 10 set. 2024.

BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (org.). Aprendizagem autorregulada: como promove-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

COUTO, Ana Carolina Nunes do. O ensino de teclado em grupo na universidade e o uso do repertório popular: aprendizagem através de práticas híbridas. Per Musi, Belo Horizonte, n.28, 2013, p. 231-238. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39643 Acesso em: 12 set. 2024.

EMILIO, Eduarda Resende Videira; POLYDORO, Soely Aparecida. Autorregulação da aprendizagem: fundamentos e implicações no contexto educativo. In: POLYDORO, Soely A. J. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letra 1, 2017.

ERICSSON, K. Anders; KRAMPE, Ralf; TESCH-RÖMER, Clemens. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, v. 100, n. 3, p. 363-406, 1993. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1993-40718-001. Acesso em: 18 set. 2024.

EVANS Paul; MCPHERSON Gary E. Identity and practice: The motivational benefits of a long-term musical identity. Sempre: Psychology of Music, v. 43, n. 3, p. 407–422, 2015. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/10.1177/0305735613514471 Acesso em: 29 jul. 2021.

HALLAM, Susan. The development of metacognition in musicians: Implications for education. British Journal of Music Education, v. 18, n. 1, p. 27-39, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/231961083_The_Development_of_Metacognition_in_Musicians_Implication_for_Education. Acesso em: 18 set. 2024.

HALLAM, Susan. Musicality. In: MCPHERSON, Gary. (Ed) The Child as musician: a handbook of musical development. New York: Oxford Press, 2006, p. 93-110.

HATFIELD, J.; HALVARI, H.; LEMYRE, P. Instrumental practice in the contemporary music academy a three phase cycle of self-regulated learning in music students. Musicae Scientiae, v. 21, n. 3, p. 316–337, 2017. Disponível em: https://journalssagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/1029864916658342. Acesso em: 22 jul. 2021.

JORGENSEN, Harald. Strategies for individual practice. In: WILLIAMON, Aaron. Musical Excellence. Strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University press, 2004, p. 85-103.

KRAMARSKI, Bracha. Teachers as agentes in Promoting students’ SRL and

Performance: Applications for teachers’ Dual-Role Training program. In: GREENE, J.A; SCHUNK Dale. Handbook of Self-regulation of learning and performance. 2 ed. New York: Routledge, 2017, p. 223-239.

MADEIRA, Lígia; ARAÚJO, Marcos; MARINHO, Christopher. Adaptation of a self-regulated practice behavior scale for portuguese music students. Sempre: Psychology of Music, v. 46, n.6, p. 795–812, 2018. Disponível em: https://journals-sagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1177/030573561772484Acesso em: 05 ago. 2021.

MCPHERSON, Gary; ZIMMERMAN B. Self-regulation of Musical Learning: A social cognitive perspective skills. In: COLWELL R; WEBSTER P. Menc Handbook of research on music learning, col 2: applications. New York: Oxford University Press, 2011, p.130-175. Disponível em: https://www.academia.edu/30238479/McPherson_and_Zimmerman_2011. Acesso em: 13 ago. 2021.

MCPHERSON Gary; MIKSZA Peter; EVANS, Paul. Self-regulated learning in music practice and performance. In: SCHUNK, Dale, GREENE, J.A. Handbook of self-regulation of learning and performance. 2 ed. New York: Routledge, 2018, p.181-193.

MCPHERSON, Gary; OSBORNE, Margaret S.; EVANS, Paul; MIKSZA, Peter. Applying self-regulated learning microanalysis to study musicians’ practice. Psychology of Music, v. 47, n. 1, p. 18–32, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0305735617731614 Acesso em: 13 ago. 2021.

MEDEIROS Jr; PÓVOAS, Bernadete. Planejamento da prática pianística de Canhoto de Radamés Gnattali: um estudo de caso. Revista da ABEM, v. 26, n. 41, p.77-97, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revist abem/article/view/785. Acesso em: 10 ago. 2021.

MENDES, Dayse Christina Gomes da Silva. Promoção da Autorregulação do Ensino e da Aprendizagem em uma intervenção pedagógica na licenciatura em música da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. 253 p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29936 locale=pt_BR. Acesso em:10 ago. 2024.

MENDES, Dayse Christina Gomes da Silva; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autorregulação da aprendizagem no contexto da música: uma revisão sistemática a partir da teoria social cognitiva. In: VASCONCELOS, Mônica Cajazeira Santana;

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vidal (Orgs). A Autorregulação da Aprendizagem no meio musical: Diálogos em pesquisas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. p. 17-59.

MIEDER, K; BUGOS, Jennifer. Enhacing self-regulated practice behavior in high school instrumentalists. ISME: International Journal of Music Education, v. 35, n. 4, p. 578-587, 2017. Disponível em: https://journals-sagepub- 20 com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/0255761417689921. Acesso em: 22 jul. 2021.

MIKSZA, Peter. The development of a measure of a self-regulated practice behavior for beginning and intermediate instrumental music students. National Association for Music Education: Journal of Research in Music Education, v. 59, n.4, p. 321–338, 2012. Disponível em: https://journals sagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/00224294114147 7. Acesso em: 22 jul. 2021.

MIKSZA, Peter; PRICHARD S.; SORBO, D. An observational study of intermediate band students’ self-regulated practice behaviors. National Association for music education (NAME): Journal of Research in Music Education, v. 60, n.3, p.254-206, 2012. Disponível em: https://journals sagepub-com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/10.1177/0022429412455201 Acesso em: 09 ago. 2021.

MIKSZA, Peter. The effect of self-regulation instruction on the performance achievement, musical self-efficacy, and practicing of advanced Wind players. Sempre: Psychology of Music, v. 43, n. 2, p. 219-243, 2015. Disponível em: https://journals-sagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/03057356135008.Acesso em: 22 jul. 2021.

MIKSZA, Peter; TAN, Leonard. Predicting Collegiate Wind Players’ Practice Efficiency, Flow, and Self-Efficacy for Self-Regulation: An Exploratory Study of Relationships Between Teachers’ Instruction and Students’ Practicing. National Association for music education (NAME): Journal of Research in Music Education, v. 63, n. 2, p. 162- 179, 2015. Disponível em: https://journals-sagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/00224294155834 4. Acesso em: 22 jul. 2021.

MORNELL, Adina; OSBORNE, Margareth S.; MCPHERSON, Gary. Evaluating practice strategies, behavior and learning progress in elite performers: An exploratory study. Musicae Scientiae, v. 24, n. 1, p. 130–135, 2020. Disponível em: https://journals- sagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/10.1177/1029864918771731. Acesso em: 29 jul. 2021.

NIELSEN, S. Learning pré-played solos-self-regulated learning strategies in jazz/improvised music. Research Studies in Music Education, v. 37, n. 2, p. 233 246, 2015. Disponível em: https://journals-sagepub- com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/1321103X15615661. Acesso em: 22 jul. 2021.

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. 2013. 368 p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912343. Acesso em: 20 abr. 2017.

PHILIPPE R.; MCPHERSON G. et al. Conservatory musicians’ temporal organization and self-regulation processes in preparing for a music exam. Frontier in Psychology, v. 11, n. 89, 2020. Disponível em: https://www- webofscience.ez15.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/full- record/WOS:000516576500001. Acesso em: 09 ago. 2021.

PIKE, Pamela. Self-regulation of teenaged pianists during at home practice. Sempre: Psychology of Music, v. 45, n. 5, p. 739–751, 2017. Disponível em: https://journalssagepubcom.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/0305735617690245.Acesso em: 22 jul. 2021.

RAY, Sonia. Os Conceitos de EPM, potencial e Interferência, inseridos numa proposta de mapeamento de estudos sobre performance musical. In: RAY, Sonia (org.). Performance Musical e suas Interfaces. Goiânia: Editora Vieira, 2005. p. 39-64.

SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. Social origins of self-regulatory competence. Educational Psychologist, v. 32, p. 195-208, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247522502_Social_origin_of_self- regulatory_competence/link/549483c30cf29b944820cc3c/download. Acesso em: 15 mar. 2023.

SILVA, Camila dos Santos. Ensino de instrumento violão nos cursos de licenciatura em música: uma proposta a partir da autorregulação da aprendizagem. 2016. 109 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/975895. Acesso em: 18 set. 2024.

SOARES, Leandro Taveira. A microanálise como abordagem metodológica para a avaliação da aprendizagem musical autorregulada. In: VASCONCELOS, Mônica Cajazeira Santana; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vidal (Orgs). A Autorregulação da Aprendizagem no meio musical: Diálogos em pesquisas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. p. 95-131.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VASCONCELOS, Mônica Cajazeira Santana. Promoção da Autorregulação da aprendizagem por meio do ensino da memorização musical. In: VASCONCELOS, Mônica Cajazeira Santana; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vidal (Orgs). A Autorregulação da Aprendizagem no meio musical: Diálogos em pesquisas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. p. 61-94.

VARELA, W.; ABRAMI, P.; UPITIS, R. Self-regulation and music learning: a systematic review. Sempre: Psychology of Music, v. 44, n. 1, p. 55-74, 2016. Disponível em: https://journals-sagepub-

com.ez15.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/0305735614554639. Acesso em: 22 jul. 2021.

VELOSO, Flávio Denis Dias; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-19, 2017. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2142 Acesso em: 22 jul. 2021.

VELOSO, Flávio Denis Dias; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. A aprendizagem instrumental sob a perspectiva da autorregulação: contribuições de um estudo de caso. Revista da ABEM, v. 27, n. 43, p. 81-104, 2019. Disponível em:

http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/844. Acesso em: 22 jul. 2021.

ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: an overview. Theory into practice, v. 41, n. 2, 2002. P. 64-70. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237065878_Becoming_

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Mendes, D., & Polydoro, S. (2024). Promoção da Autorregulação do ensino e da aprendizagem na prática instrumental de estudantes da licenciatura em música. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32121. https://doi.org/10.33054/ABEM202432121

Edição

Seção

Artigos