Projeto Primeira Nota: democratização do ensino de música e espaço de formação docente em Campinas
democratization of Music Education and Teacher Training Space in Campinas
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432107Palavras-chave:
extensão universitária; educação musical; estágio supervisionado.Resumo
Este artigo aborda o projeto de extensão universitária Projeto Primeira Nota, que oferece oportunidades de estágio para graduandas(os) do Departamento de Música da Unicamp contribuindo para os desenvolvimentos acadêmico e prático desses estudantes. O texto visa destacar tanto a importância da iniciativa na democratização do ensino de música quanto seu papel na formação docente. Por fim, no artigo, apresenta-se uma breve descrição das crianças e das(dos) adolescentes matriculadas(os) nos cursos de musicalização infantil e de instrumentos do projeto e das bolsistas participantes no período da coleta de dados para a investigação (correspondente ao 2o semestre de 2022). Esta pesquisa é um recorte de um relatório de atividades anuais realizado pelo próprio autor, que atua como supervisor de ensino no referido projeto. Quanto à metodologia, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas, bem como utilizadas fontes bibliográficas e documentais. Os dados foram coletados a partir de documentos físicos disponíveis no projeto, documentos digitais fornecidos pela FUNCAMP, legislações pertinentes à Extensão Universitária e produção bibliográfica, a qual aborda temas como extensão em música, formação docente e curricularização da extensão. Os resultados indicam que o projeto atendeu a 1087 crianças e adolescentes e concedeu 120 bolsas para graduandos durante a sua implementação. Embora a iniciativa tenha atendido significativa demanda municipal, sugere-se que seja expandida, considerando-se a possibilidade de que sejam estabelecidas novas unidades, a fim de que a comunidade local seja atendida satisfatoriamente. Considera-se que este estudo contribui para inspirar outras universidades a desenvolverem projetos similares como alternativa de extensão.
Downloads
Referências
Brasil, Art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 7 jan. 2024.
Brasil, Lei 11.769, 18 de agosto de 2008. Brasília, DF, 2008: Ministério da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11769.htm Acesso em: 7 jan. 2024.
Brasil, Lei 13.278, de 12 de maio de 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2016/lei/l13278.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.278%2C%20DE%202,referente%20 ao%20ensino%20da%20arte. Acesso em: 7 jan. 2024.
Brasil, Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão E A Flexibilização Curricular: Uma Visão Da Extensão. Porto Alegre, RS, 2006: MEC/SESU, FORPROEX. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Indissociabilidade-e- Flexibilizacao.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
Brasil, Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Brasília, DF, 2002: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
Brasil, Resolução CNE/CES no 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, DF, 2018: Ministério da Educação. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
BELO, Layse Ingrid Batista. Implicações da Governança Pública para a Gestão da Extensão Universitária na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. Dissertação (Mestrado) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
CRUVINEL, Maria Flávia. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de cordas: a educação musical como meio de transformação social. 2003. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
HERNÁNDEZ, Fernández. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de Trabalho. Trad. RODRIGUEZ, Jussara Haubert. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Kashima, Rafael Keidi. LARCI (Laboratório de Regência Coral Infantil): proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis: Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP- 30_2c977fe597d1ce5341c8074ea2a348db. Acesso em: 7 jan. 2024.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.
MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista ABEM, [s.l.], 11, 9, p. 89 – 95, 2003. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed9/revista9_artigo9.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
BEATRIZ, Paulino Pereira. Projetos de Extensão em Música e suas contribuições para a formação e atuação profissional. Anais do XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, São Carlos, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v3/papers/3245/public/3245-11180-3- PB.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
PEREIRA, Noemi Ferreira Felisberto; VITORINI, Rosilene Alves da Silva. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Revista da Extensão da UFMG, Belo Horizonte, 7, 1, p. 19-29, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047 Acesso em: 7 jan. 2024.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Adap. SIMAN, Lana Mara. Trad. MONTEIRO, Heloísa & SETTINERI, Francisco. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
PROJETO PRIMEIRA NOTA. Projeto Pedagógico. Campinas, 2022.
SOUZA, S. (2022). Extensão passa a ser obrigatória nos currículos de graduação em 2023. Revista Extensão UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 22, 1, 2022.
STERVINOU, Adeline. Ensino conservatorial versus ensino coletivo: algumas reflexões. Anais do VI ENECIM Encontro Nacional De Ensino Coletivo De Instrumento Musical, Salvador, BA, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/888/o/Anais_do_VI_ENECIM.pdf Acesso em: 7 jan. 2024.
TOURINHO, Cristina. Aprendizado musical do aluno de violão: articulações entre práticas e possibilidades. In: HENTSCHKE Liane & DEL BEN, Luciana (Org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. p.77-85. São Paulo: Moderna, 2003.
TOURINHO, Cristina. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. Anais do XVI Encontro Nacional da ABEM e no Congresso Regional da ISME, América Latina. Campo Grande, MS, 2007. Disponível em: https://cliqueapostilas.com/Content/apostilas/5281b4fe7ac9b1526fb7ca6fbd4f0406.pdf Acesso em: 8 jan. 2024.
ZORZAL, Ricieri Carlini. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico- conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. Revista Opus, [s.l.], 21, 3, p. 83-110, 2015. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/149 Acesso em: 7 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).