Projeto Primeira Nota: democratização do ensino de música e espaço de formação docente em Campinas

democratization of Music Education and Teacher Training Space in Campinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432107

Palavras-chave:

extensão universitária; educação musical; estágio supervisionado.

Resumo

Este artigo aborda o projeto de extensão universitária Projeto Primeira Nota, que oferece oportunidades de estágio para graduandas(os) do Departamento de Música da Unicamp contribuindo para os desenvolvimentos acadêmico e prático desses estudantes. O texto visa destacar tanto a importância da iniciativa na democratização do ensino de música quanto seu papel na formação docente. Por fim, no artigo, apresenta-se uma breve descrição das crianças e das(dos) adolescentes matriculadas(os) nos cursos de musicalização infantil e de instrumentos do projeto e das bolsistas participantes no período da coleta de dados para a investigação (correspondente ao 2o semestre de 2022). Esta pesquisa é um recorte de um relatório de atividades anuais realizado pelo próprio autor, que atua como supervisor de ensino no referido projeto. Quanto à metodologia, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas, bem como utilizadas fontes bibliográficas e documentais. Os dados foram coletados a partir de documentos físicos disponíveis no projeto, documentos digitais fornecidos pela FUNCAMP, legislações pertinentes à Extensão Universitária e produção bibliográfica, a qual aborda temas como extensão em música, formação docente e curricularização da extensão. Os resultados indicam que o projeto atendeu a 1087 crianças e adolescentes e concedeu 120 bolsas para graduandos durante a sua implementação. Embora a iniciativa tenha atendido significativa demanda municipal, sugere-se que seja expandida, considerando-se a possibilidade de que sejam estabelecidas novas unidades, a fim de que a comunidade local seja atendida satisfatoriamente. Considera-se que este estudo contribui para inspirar outras universidades a desenvolverem projetos similares como alternativa de extensão.

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Biografia do Autor

Rafael Keidi Kashima, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Rafael Keidi Kashima é bacharel em Canto Lírico, licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Atuou como professor de Música da Educação Básica, autor de livros didáticos pela Editora Moderna, regente coral, supervisor de ensino do Projeto Primeira Nota, docente substituto no ensino superior na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente é pesquisador e coordenador pedagógico da rede municipal de Paulínia.

http://lattes.cnpq.br/1531224017667113

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

Kashima, R. K. (2024). Projeto Primeira Nota: democratização do ensino de música e espaço de formação docente em Campinas: democratization of Music Education and Teacher Training Space in Campinas. REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32107. https://doi.org/10.33054/ABEM202432107

Edição

Seção

Artigos