Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: o tom metodológico dos podcasts biográficos
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432111Palavras-chave:
formação docente; educação infantil; escola pública; processos formativos; pesquisa (auto)biográfica.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir como as narrativas digitais e o podcast biográfico foram utilizados em uma pesquisa mais ampla, que teve como objetivo compreender como se construíram os processos formativos de três professoras e três professores de música que trabalham na Educação Infantil, por meio de suas narrativas de experiências vividas. Para exemplificar, escolhemos partes dos podcasts gravados com a professora Thaynah Pinheiro e com o professor Sinval Junior para trazer à tona temáticas como: a presença docente, o ensino de música e o planejamento no contexto da Educação Infantil. As narrativas de experiência das professoras e dos professores foram registradas no formato de podcasts biográficos, termo elaborado a partir de dois pilares teóricos: o da comunicação e o da pesquisa biográfica. Abordamos o paradigma narrativo-autobiográfico como método, as narrativas digitais de experiências vividas como técnica e a compreensão cênica para fins de análise. Descrevemos o termo “podcast biográfico”, explicando como as ferramentas tecnológicas foram utilziadas nesta investigação. A partir do modelo da compreensão cênica, apresentamos e discutimos as temáticas destacando a importância do ensino de música para crianças pequenas. Compreendemos que a ferramenta metodológica do podcast biográfico promove ampla divulgação das narrativas e proporciona caminhos formativos não só no espaço acadêmico, mas principalmente nas escolas, destacando a potência de compartilhar experiências como uma maneira de (trans)formar-se e de legitimar o ensino de música na escola pública. Os conhecimentos compartilhados tornam-se, então, subsídios de aprendizagens para futuras professoras e futuros professores de música na Educação Básica.
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