Música em Rede: Projeto Barulhar na escuta da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432105Palavras-chave:
música na escola pública; educação musical e educação infantil; pedagogia e música.Resumo
O ensaio reúne narrativas constituídas em rede à formação continuada de professores em educação musical na escola pública da infância. Desencadeado no percurso de estudos da pesquisa “Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação”, o Projeto Barulhar interpela dimensões políticas, epistemológicas e éticas complexas e plurais em torno da relação entre música e criação, desde a pedagogia. Nossa metodologia investigativa são as conversas, encontros que colocam pedagogos, acadêmicos e crianças de diferentes níveis de escolaridade em roda para estar juntos e produzir sentidos. O Projeto Barulhar tem como objetivo fortalecer a formação continuada de pedagogos da escola pública em educação musical, interpelando feituras corporais decoloniais, gesto político, que além de expor a fragilidade de nossas democracias e de seus (im)previsíveis direitos prometidos, sustenta a autonomia e o protagonismo de coletivos, destacando a potência transformadora da escola pública na firmeza da resistência e na coragem da criação. Em rede escutamos, (re)aprendendo a pensar a concepção formativa da educação musical na pedagogia como partilha de vozes, gestos, silêncios, escutas que nos situam sendo-uns-com-os-outros, em contraponto à continuidade da função civilizatória alicerçada nas matrizes de formação colonial estabelecidas. Trata-se de experiência pedagógica de produção material e simbólica de outros modos de com-viver, expondo laços que se arriscam a decolonizar os saberes e tocar o espetáculo corporal que inventa música em comunidade.
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