Não tem Dalcroze e Orff que deem conta: desafios iniciais da docência em música

Autores

  • Silvia Sobreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO
  • Andréa Rosana Fetzner Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432101

Palavras-chave:

ensino de música, Formação docente, práticas pedagógicas

Resumo

O artigo analisa as necessidades da formação profissional docente em Música, por meio da compreensão dos principais desafios das primeiras experiências de egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), após a entrada, por meio de concurso, em redes públicas de ensino para o exercício da profissão. Os dados foram coletados durante o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022. Cada um dos seis participantes do estudo foi convidado para uma aula do componente curricular Processos de Musicalização, na qual daria seu depoimento sobre sua entrada na docência, sob a forma de uma conversa. A análise dos dados se ampara nas discussões da epistemologia da prática profissional. As conversas foram analisadas tendo como base a Análise Temática (AT). Os resultados apontam que, além dos desafios estruturais impostos a boa parte das escolas de educação básica para o trabalho com música (salas, instrumentos, compreensão geral da importância da Música neste nível de formação), os egressos ainda enfrentam a violência estrutural da sociedade brasileira e os desafios de compreender e se comunicar com culturas diferentes. Explorar tais aspectos é a intenção deste artigo.

Palavras-chave: o ensino de Música, formação docente, práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Silvia Sobreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Silvia Sobreira tem mestrado pela Pós-Graduação em Música da UNIRIO e doutorado em Educação pela UFRJ. É professora do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, também fazendo parte do corpo docente da Pós-Graduação em Música desta universidade. Desde 1992 desenvolve experiências com adultos desafinados. Em 2002 publicou seu primeiro livro (Musimed), fruto de seu mestrado, tendo como tema a desafinação vocal. Em 2003 foi organizadora de um livro (Musimed) sobre a temática do canto escolar. Em 2017, a partir de pesquisa realizada durante pós-doutoramento em Londres, sob a supervisão de Graham Welch, organizou o livro "Se você disser que eu desafino...", financiado pela Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE), o que possibilitou que a publicação fosse disponibilizada gratuitamente no site do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO). Entre maio de 2019 e maio de 2020 esteve em Colaboração Técnica com a UFPB, período no qual foi possível desenvolver estudos junto ao Grupo de Estudos Música Cultura e Educação, coordenado pela professora Dra Maura Penna. Foi coordenadora do PIBID da área da música de 2011 a 2015, tendo retornado a este Programa no ano de 2023.

Andréa Rosana Fetzner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio. Pós-doutoramento em Currículo, supervisor Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Associada à ANPED desde 2011. Conselheira no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Unirio (2014-2018). Coordenadora Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Vice Coordenadora do PPGEdu Unirio (2014). Coordenadora do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência UNIRIO (2009-2017). Coordenadora do Curso de Pedagogia Unirio (2013-2014) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq); Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2012-2014 e 2015-2019), Membro do Corpo Editorial das publicações Educação em Destaque, Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA e Raízes e Rumos. Ad hoc em Revistas: Educação & Realidade, Revista Série-Estudos, Cadernos de Pesquisa, Revista Contexto & Educação, entre outras e na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED, junto ao Grupo de Trabalho Ensino Fundamental. Membro da Câmara de Pesquisa Unirio. Organizadora da Coletânea Ciclos em Revista (WAK Editora). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS (2007), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ciclos de formação, metodologias de planejamento dialógico, currículo e interculturalidade, planejamento escolar e avaliação emancipatória.

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Publicado

2024-01-23

Como Citar

Sobreira, S., & Fetzner, A. R. (2024). Não tem Dalcroze e Orff que deem conta: desafios iniciais da docência em música. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32101. https://doi.org/10.33054/ABEM202432101

Edição

Seção

Artigos