Significados da música para pessoas em privação de liberdade
Resumo
O campo de estudo desse artigo é a educação musical através do canto coral como meio de inclusão social de pessoas em privação de liberdade. Seu objetivo é mostrar os diferentes significados que a música pode assumir para esse público. Dessa forma, tais significados podem ser utilizados no planejamento de sua educação musical e desenvolvidos por meio do canto coral ou mesmo de outras práticas musicais. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica nas áreas da educação musical, psicologia e sociologia, entrevistas estruturadas com vinte pessoas em privação de liberdade e a pesquisaação, em que o pesquisador atuou como regente de canto coral. Os dados coletados foram analisados, categorizados e cruzados. Nos resultados obtidos da coleta de dados foi identificada uma diversidade de significados da música, levando-se em consideração a condição de privação de liberdade em que se encontram as pessoas observadas e entrevistadas. Destacaram-se a expressão de sentimentos, a sublimação, mas sobretudo como uma forma de terapia. Concluímos que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa, mas que pode caracterizar um grupo, como é o caso de pessoas em privação de liberdade. A proposta de sua utilização como meio de inclusão social pode ser mais efetiva se tais significados forem conhecidos e considerados pelo educador no planejamento de atividades.Downloads
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