“Brinquedorias” no rádio

Autores

  • Ana Consuelo Ramos Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

A partir do estudo da produção musical e artística do Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña (MoCILyC), realizado em meu Doutorado (RAMOS, 2018a), continuo a investigação, analisando concepções de infância e criança presentes nas atividades radiofônicas produzidas por integrantes do Comitê Permanente deste Movimento. Uma das questões orientadoras deste breve estudo é: o que é fazer rádio para crianças? Fundamentada em aportes da Sociologia da Infância, da Filosofia e da Educação, analiso princípios filosóficos e conceituais para a produção do programa Serelepe: uma pitada de música infantil transmitido pela Rádio UFMG Educativa. Este programa integrou o projeto de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Serelepe: Brinquedorias Sonoras e Cênicas. O projeto focalizou a pesquisa e a invenção de brincadeiras. Mediante tal ênfase, verifico como as brincadeiras ocorrem no programa de rádio Serelepe. Dentre os resultados obtidos, infiro que a brincadeira, no Brinquedorias, é articulada de forma coerente com seus pressupostos conceituais em ambas as instâncias do projeto. Referente à atividade radiofônica, percebi que a brincadeira está presente nas canções com letras instigantes e ritmos que se vinculam ao conteúdo, nos diálogos cômicos e na entonação das vozes dos(as) apresentadores(as) e personagens criados em situações fantasiosas, ou seja, na dramaturgia pensada para o rádio, que podem aguçar a curiosidade e imaginação das crianças. O conceito de infância e correlatos se coaduna a dos teóricos consultados, que respeitam a sensibilidade e inteligência da criança, reconhecida como sujeito de direitos inserido em distintos contextos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Consuelo Ramos, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Consuelo Ramos é docente na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, desde 1995. Com Bacharelado em Piano, é Mestre em Música e Doutora em Educação. Integra o Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (PUC/Minas) e o TeclaMinas: Grupo de Pesquisa em Performance e Pedagogia do Piano (UFSJ). É membro pesquisadora da Rede Emíli@ - Rede interdisciplinar ibero-americana de estudos e pesquisas sobre direitos fundamentais e políticas para o bem-estar integral de crianças e jovens. É coautora dos livros didáticos Piano 1 e Piano 2: arranjos e atividades.

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-3946-0333

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Ramos, A. C. (2022). “Brinquedorias” no rádio. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1137

Edição

Seção

Artigos