Aspectos emocionais no ensino musical na primeira infância: contribuições da neurociência
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a relação entre as emoções e o ensino musical, em especial na primeira infância. Tendo como base teórica as contribuições da neurociência para a área educacional, buscou-se compreender as emoções como processo neurológico, com o objetivo de aprimorar estratégias de ensino musical. Alguns aspectos relacionados a emoções, como a memória afetiva, a curiosidade e a dinâmica de ensino, se destacaram como fatores potencializadores do processo pedagógico. Outro ponto fundamental abordado pela pesquisa diz respeito a interpretações equivocadas de fatos neurológicos, dando origem a informações falsas que são amplamente difundidas: os "neuromitos''. Ao serem assimilados por pais e profissionais de educação, os neuromitos podem ser extremamente prejudiciais para o desenvolvimento da criança. A compreensão da relação entre emoções e o processo de aprendizagem é de grande valia para professores, especialmente na educação musical. No entanto, é preciso atenção para que as conclusões não sejam precipitadas e acabem por ter um efeito negativo para o processo pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).