Ensino de Música na Escola: formação de educadores
Resumo
Este artigo apresenta elementos para desenvolvimento de projeto de formação contínua deeducadores da rede pública, que trabalham com ensino de música na Educação Infantil e noEnsino Fundamental I, contribuindo com a produção de conhecimentos para desenvolverprojetos desta natureza. Traz considerações e reflexões ao relatar caminhos trilhados pelo projeto“Tocando, cantando,...fazendo música com crianças”, que vem sendo desenvolvido na SecretariaMunicipal de Educação de Mogi das Cruzes, São Paulo. A implementação da formação contínuaem serviço, com várias equipes de escolas deste sistema público municipal, trouxe como umdos resultados deste trabalho Princípios Norteadores de Projetos de Formação Contínua deEducadores em Música, tais como: projetos construídos a partir dos docentes, que se inscrevamno PPP (Projeto Político Pedagógico) e privilegiem o lócus da escola, sejam de realizaçãointerdisciplinar e realizados no modo de “pesquisa intervenção”.
This paper presents elements for developing training projects for teachers of public schools,working with music education in kindergarten and elementary school, helping with the productionof expertise to develop projects of this nature. It Brings thoughts and reflections by reporting pathstaken by the project "Tocando, cantando,...fazendo música com crianças” (“Playing, singing,…making music with children”), which is being developed in the Municipal Secretary of Education ofMogi das Cruzes / SP. The implementation of continuous training in service, with several teams ofmunicipal public schools of Mogi das Cruzes, brought as a result of this work, Guiding Principlesof Projects of Continuous Education for music teachers.
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