As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical
Resumo
A literatura tem discutido os desafios do ensino tutorial de instrumento musical. Todavia, master classes possuem idiossincrasias que demandam uma atenção especial. Assim, coloca-se a pergunta: Como o professor aborda o processo de ensino em um ambiente de master class de instrumento musical? Para investigar essa questão, esta pesquisa empregou a estratégia de estudo de caso exploratório em uma amostra de 60 master classes de violão. Essas master classes foram transcritas e analisadas individualmente com foco no processo de ensino do professor, sendo três delas apresentadas em detalhes no corpo deste artigo. Os resultados indicam que, nesse formato de ensino, o professor pode adotar três abordagens distintas: holística; fragmentada; e mista. A abordagem holística é caracterizada por uma série de instruções sobre conceitos performativos gerais que extrapola ou renuncia o uso de trechos específicos da obra tocada pelo estudante durante a aula. A abordagem fragmentada é caracterizada por um trabalho concentrado em situações técnico-musicais que captam a atenção do professor e/ou em trechos específicos da obra apresentada pelo estudante. A abordagem mista trabalha de maneira intercalada ou complementar as duas abordagens descritas anteriormente. Por fim, esta pesquisa discute os benefícios e desafios associados a cada uma dessas abordagens de ensino.
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