As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical

Autores

  • Ricieri Carlini Zorzal Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A literatura tem discutido os desafios do ensino tutorial de instrumento musical. Todavia, master classes possuem idiossincrasias que demandam uma atenção especial. Assim, coloca-se a pergunta: Como o professor aborda o processo de ensino em um ambiente de master class de instrumento musical? Para investigar essa questão, esta pesquisa empregou a estratégia de estudo de caso exploratório em uma amostra de 60 master classes de violão. Essas master classes foram transcritas e analisadas individualmente com foco no processo de ensino do professor, sendo três delas apresentadas em detalhes no corpo deste artigo. Os resultados indicam que, nesse formato de ensino, o professor pode adotar três abordagens distintas: holística; fragmentada; e mista. A abordagem holística é caracterizada por uma série de instruções sobre conceitos performativos gerais que extrapola ou renuncia o uso de trechos específicos da obra tocada pelo estudante durante a aula. A abordagem fragmentada é caracterizada por um trabalho concentrado em situações técnico-musicais que captam a atenção do professor e/ou em trechos específicos da obra apresentada pelo estudante. A abordagem mista trabalha de maneira intercalada ou complementar as duas abordagens descritas anteriormente. Por fim, esta pesquisa discute os benefícios e desafios associados a cada uma dessas abordagens de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu, entre 2012 e 2015, a função de chefe do Departamento de Artes. Coordenou, de 2010 a 2014, o Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, órgão deliberativo responsável pelas publicações científicas e pela organização de eventos acadêmicos do CCH-UFMA. Coordena o grupo ENSAIO (grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical), que tem projetos de pesquisa financiados pela FAPEMA e CNPq e tem publicado seus resultados em periódicos especializados e congressos no Brasil e no exterior.bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu, entre 2012 e 2015, a função de chefe do Departamento de Artes. Coordenou, de 2010 a 2014, o Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, órgão deliberativo responsável pelas publicações científicas e pela organização de eventos acadêmicos do CCH-UFMA. Coordena o grupo ENSAIO (grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical), que tem projetos de pesquisa financiados pela FAPEMA e CNPq e tem publicado seus resultados em periódicos especializados e congressos no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Zorzal, R. C. (2022). As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1058

Edição

Seção

Artigos