Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música

Autores

  • Luis Ricardo Silva Queiroz Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo discute relações entre educação musical e cultura com o objetivo de analisardiferentes dimensões do ensino e aprendizagem da música dentro de uma realidade social. Nessaperspectiva, enfocamos tanto a necessidade de uma educação musical adequada aos valoresparticulares de um contexto cultural como a possibilidade de uma proposta educacional de ensino damúsica que possa abarcar diferentes universos musicais. Com base em uma pesquisa bibliográficaem educação musical, etnomusicologia, antropologia cultural e educação em geral foi possível concluirque o diálogo entre educação musical e cultura pode oferecer aos processos de ensino-aprendizagemda música uma base sólida, contextualizada com os valores e significados idiossincráticos de umcontexto e com a pluralidade da música de diferentes mundos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Queiroz, L. R. S. (2014). Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/367

Edição

Seção

Artigos