Um breve olhar sobre a música nas comunidades virtuais
Resumo
Este artigo discute algumas das implicações que as comunidades virtuais trazem para aárea da educação musical. São colocadas questões sobre diferentes meios para entrar em contatocom novos repertórios, sobre as interações nas comunidades formadas em torno de interessescomuns, e sobre o uso das redes digitais como ferramentas na formação de professores de música.Os exemplos escolhidos ilustram cada um desses casos, nos levando à constatação de que, diante daubiqüidade das comunidades virtuais presentes no cotidiano de uma enormidade de indivíduos naatualidade, são muitas as possibilidades educacionais a considerar. O acesso ao mundo on-line deblogs e websites como YouTube, MySpace e Orkut gera contatos constantes entre os usuários daInternet, e as trocas de informação resultantes podem transformar a vida musical dessas pessoas,agrupando-as junto a outras com interesses similares e ampliando a circulação de idéias e conteúdos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).