A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul
Resumo
Com o objetivo de investigar a formação musical de professores em cursos de pedagogiade universidades públicas do Rio Grande do Sul, o artigo apresenta uma pesquisa com abordagemqualitativa, caracterizada como um estudo de caso múltiplo. Os dados decorrem do projeto políticopedagógico (PPP) dos cursos e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com coordenadores eprofessores. Neste artigo apresenta-se a situação da música nos cursos de pedagogia investigadose focalizam-se os dados provenientes das entrevistas com os professores responsáveis pela Arte/música. Constatou-se que a música insere-se na proposta formativa curricular do curso de pedagogiade duas universidades. Nas demais instituições, a área não consta no curso como uma disciplinaespecífica. Acredita-se que conhecer a formação musical nos cursos de pedagogia constitui-se ummeio para reflexões e ações, a fim de redimensionar a formação e atuação musical do professorunidocente, sobretudo a partir da Lei 11.769/08.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).