Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola
Resumo
Neste artigo apresento minha dissertação de mestrado que teve como objetivocompreender as relações que permeiam as concepções e expectativas de alunosdo ensino médio a respeito da aula de música na escola. Trago uma revisão deliteratura no sentido de conhecer estudos que tratam das diferentes concepções dejuventude, das relações entre os jovens e a música, dos sentidos atribuídos pelosjovens à escola. A seguir, aponto os elementos elaborados por Bernard Charlot(2000) para “uma teoria da relação com o saber”. Na metodologia trago o métodode grupo de discussão. As falas dos alunos são analisadas sob a perspectiva deBernard Charlot no que diz respeito às relações de identidade, às relações sociais eàs relações epistêmicas. A identificação e a distinção dessas relações me permitiramperceber que a música tem sentido para os alunos e que a aula de música na escola éreconhecida como um espaço/momento de aprendizagens específicas relacionadasà música, e contribui para aprendizagens que levam ao desenvolvimento do sujeitono sentido amplo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).