A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais
Resumen
Este artigo discute consequências e possibilidades de desenvolvimentos recentesda internet para a educação musical. A ampliação das conexões de banda larga,aumentando a qualidade da transmissão de dados digitais, facilitou dois fenômenosobservados no texto: o acesso imediato a arquivos de áudio e vídeo, por meio deredes sociais e sistemas de compartilhamento online; e o uso de videoconferênciasem aulas de música, particularmente para o ensino de instrumentos musicais.Ambos podem contribuir em processos de ensino e aprendizagem da música, comoferramentas didáticas ou formas de interação entre educadores e seus alunos. Nessecontexto, acompanhar as vivências digitais das gerações mais jovens e aproveitarrecursos da internet como Skype, Facebook e YouTube torna-se um desafio constante,assim como um caminho para novas práticas educacionais na área da música.
This article discusses consequences and possibilities of the recent Internetdevelopments for music education. The widening of the broadband connections,increasing the quality of transmission of digital data, has facilitated two phenomenathat are observed in the text: the immediate access to audio and video files, throughsocial media and online sharing systems; and the use of videoconferencing in musicclasses, particularly for the teaching of musical instruments. Both can contribute forprocesses of music teaching and learning, as teaching tools or ways for educators andtheirs students to interact. Within this context, to follow the digital experiences of theyounger generations and to use Internet resources as Skype, Facebook and YouTubeturns into a constant challenge, as well as a path for new educational practices in themusic field.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).