Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais
Resumen
Este texto tem como objetivo discutir e oferecer refl exões sobre o ensino de música nasescolas de ensino fundamental e médio, e suas implicações na formação dos professores de música.Os argumentos aqui apresentados giram em torno da premissa de que a música ensinada nas escolaspoderia ter como base as músicas que os alunos vivenciam em seu dia-a-dia. São identifi cadas duascaracterísticas na música que os alunos vivenciam fora da escola que fazem com que os professoresescolares não as levem em consideração: o fato de pertencerem, em sua maioria, à indústria culturale às tecnologias de massa e, portanto, de não terem valor artístico para os professores; e serem produzidase distribuídas digitalmente, o que exigiria conhecimentos sobre novas tecnologias por partedos professores. Por fi m, é importante ressaltar que essas refl exões não têm a intenção de ofereceruma metodologia de ensino de música defi nitiva ou única para todas as escolas do Brasil, devido àvasta diversidade cultural e musical que o país possui.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).