Motivação para prática musical no ensino superior: três possibilidades de abordagens discursivas

Autores/as

  • Rosane Cardoso de Araújo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Célia Regina Pires Cavalcanti Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Edson Figueiredo Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

O objetivo deste artigo é abordar o tema da motivação para prática musical no contexto doensino superior a partir de três referenciais distintos: teoria da autodeterminação (Deci; Ryan, 1985),crenças de autoeficácia (Bandura, 1997); e teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 1999). Para tanto, cadareferencial é apresentado e ilustrado com base nos resultados de pesquisas desenvolvidas recentementena cidade de Curitiba, sobre motivação e prática musical, nos anos 2007, 2008 e 2009. Aspesquisas apresentadas foram conduzidas por meio de estudos de levantamento desenvolvidos coma participação de alunos de cursos superiores de música. A análise dos estudos e seus respectivosreferenciais orientam a conclusão do texto, em que se ressaltam alguns pontos significativos para aobservação da motivação do aluno para a prática musical, como: a) a observação da confiança queo estudante tem sobre sua capacidade de desempenho e os efeitos dessa conduta na produção dosresultados; b) a consideração dos fatores externos (da motivação extrínseca) e internos (da motivaçãointrínseca), que guiam as ações dos estudantes na prática musical cotidiana; c) a observação do processode concentração do sujeito e a relação desta com o bom desempenho que geram o sentimentode satisfação e, consequentemente, a persistência no estudo.

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Publicado

2014-04-13

Cómo citar

Araújo, R. C. de, Cavalcanti, C. R. P., & Figueiredo, E. (2014). Motivação para prática musical no ensino superior: três possibilidades de abordagens discursivas. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/201

Número

Sección

Artigos