A formação do técnico em música em nível médio na visão de professores de instrumento musical
Abstract
Este artigo relata resultados de pesquisa qualitativa com grupo focal, realizado comdocentes da área instrumental de um centro de educação profissional de música acercada formação do técnico em música em nível médio. Apresenta-se a visão docentesobre características dos cursos oferecidos, a premência por ajustes curriculares e aspossibilidades de inserção de egressos, as contradições percebidas e a procura porsoluções. A amostra foi de conveniência, n=5, sendo a categorização das falas realizadacom o software N-Vivo, versão 8, e posterior análise. Os achados pontuam discrepânciasentre a formação dada, em geral de cunho mais tradicional e propedêutico, e as reaispossibilidades de trabalho para o técnico em música. São sinalizadas necessidadesde pesquisa com os distintos atores da educação profissional em música, de forma asubsidiar ações e decisões consistentes para a efetividade da área.
This paper reports the results of a qualitative research using focus group, conductedwith instrumental teachers at a Vocational Education Music Center, focusing onmusic students training at high school level. It presents the teachers’ points of viewon the characteristics of courses, the urgent need for curricular adjustments and workpossibilities for graduates, the perceived contradictions and pursuit of solutions. Thesample was taken by convenience, n = 5. The statements categorization was donewith N-Vivo software, version 8, and subsequent analysis. The findings suggestdiscrepancies between the training given. based on a traditional way, and the real workpossibilities for the music technician. The need for research with different actors of musicvocational education is flagged in order to support consistent decisions and actions forthe effectiveness of the area.
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