APLICAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS À ATUAÇÃO DO PIANISTA DE CORO
Abstract
Neste artigo é apresentada uma discussão sobre o conceito de competência e resultados de survey, originados da dissertação de mestrado de Friesen. Tendo como base teórica os autores Boterf, Perrenoud e Zarifian, prevê a aplicação do conceito em questão e da argumentação adentrada à atuação do pianista de coro. As competências de pianistas colaboradores de coros no Brasil foram extraídas de dados obtidos por meio de survey nacional e mensuradas em escala Likert. Verificou-se que é possível aplicar o conceito em questão à função do profissional em foco, a qual requer o domínio de diversas competências específicas. Como implicação da prática e do emprego de ações correlatas, existe a possibilidade de que informações levantadas venham a ser utilizadas na formação de pianistas colaboradores, especialmente para atuação com coros brasileiros, e não somente considerando uma orientação voltada a este mercado de trabalho específico.Downloads
References
BOTERF, Guy Le. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Tradução Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de março de 2004, seção 1, p. 10.
CIANBRONI, Samuel Henrique da Silva. Perspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística: estudos exploratórios. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical. 1990. 144 f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.
FILHO, Luiz Andrade de Souza. A colaboração pianística no coro da Igreja Batista Regular de Boa Vista: competências exercidas no dia a dia. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Música) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.
FRIESEN, Rafael Ricardo. Panorama das competências do pianista de coro no Brasil. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
KJELDESN, Jens. Reconceptualizing kairos. In: Papers and monographs from the norwegian institute at Athens, Atenas, 4ª série, v. 2, p. 249-258, 2014. Disponível em https://www.academia.edu/9777814/Reconceptualizing_kairos. Acesso em: 16 out. 2017.
PAIVA, Sérgio. O pianista correpetidor na atividade coral: preparação, ensaio e performance. 2008. 65 f. Trabalho de produção artística e artigo (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelán. Controle do movimento com base em um princípio de relação e regulação do impulso mecânico: possíveis reflexos na otimização da ação pianística. 1999. 259 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
ROSA, Alexandre Reis. Um século de taylorismo. GV Executivo, v. 10, n. 2, p. 22-25, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/7557002/Um_s%C3%A9culo_de_Taylorismo. Acesso em: 16 out. 2017.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).