Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Abstract
Neste artigo, discutimos a formação do educador musical, através de uma licenciatura,apontando que “não basta tocar” para se capacitar como professor, especialmente diante dosdesafios da escola regular de educação básica. Refletindo o processo de reação à fragilidade daformação através da licenciatura em Educação Artística, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionaisdo Curso de Graduação em Música reafirmam os conteúdos próprios da área, articulando-os aosaspectos pedagógicos, no caso da licenciatura. Analisamos três propostas curriculares delicenciaturas que tomaram como base essas diretrizes – das universidades federais da Paraíba, doRio de Janeiro e de Uberlândia –, mostrando como elas contemplam esses diferentes aspectos: sãocursos onde se toca, mas onde não basta tocar. Apontamos que uma postura reflexiva e crítica énecessária tanto para o professor em formação quanto para o corpo docente das licenciaturas,diante do desafio de colocar em prática as propostas idealizadas.Downloads
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