Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical

Authors

  • Maura Penna Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Abstract

Neste artigo, discutimos a formação do educador musical, através de uma licenciatura,apontando que “não basta tocar” para se capacitar como professor, especialmente diante dosdesafios da escola regular de educação básica. Refletindo o processo de reação à fragilidade daformação através da licenciatura em Educação Artística, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionaisdo Curso de Graduação em Música reafirmam os conteúdos próprios da área, articulando-os aosaspectos pedagógicos, no caso da licenciatura. Analisamos três propostas curriculares delicenciaturas que tomaram como base essas diretrizes – das universidades federais da Paraíba, doRio de Janeiro e de Uberlândia –, mostrando como elas contemplam esses diferentes aspectos: sãocursos onde se toca, mas onde não basta tocar. Apontamos que uma postura reflexiva e crítica énecessária tanto para o professor em formação quanto para o corpo docente das licenciaturas,diante do desafio de colocar em prática as propostas idealizadas.

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Published

2014-04-22

How to Cite

Penna, M. (2014). Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. REVISTA DA ABEM, 15(16). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/291

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Artigos