Educação Musical Escolar e Ensino Médio: configuração e desafios para a construção democrática da escola

Autores

  • Micael Carvalho dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Este trabalho analisa as configurações sócio-históricas do ensino médio brasileiro a partir de 1988, trazendo dados e apontando problemáticas tidas como consagradas no campo da Educação. Faz um levantamento de artigos que abordam o Ensino Médio e Educação Musical Escolar nas edições de 23 a 43 (2010 a 2019) da Revista da ABEM. Aborda as relações dos jovens com os fenômenos musicais, compreendendo-os como sujeitos partícipes desse nível de ensino. Também, aponta algumas possibilidades de trabalho no contexto da Educação Musical Escolar no Ensino Médio, levando em consideração o perfil heterogêneo das redes de ensino. Ainda, discute brevemente a efetivação da Lei 13.278/2016, indicando a necessidade da construção de um currículo que respeite as formações específicas de cada área do conhecimento, sem excluir possibilidades de trabalhos coletivos sistematicamente articulados em Arte


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Biografia do Autor

Micael Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA) Licenciado em Música pela UFMA. Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Vice-presidente da Seção Brasileira do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil).

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Santos, M. C. dos. (2021). Educação Musical Escolar e Ensino Médio: configuração e desafios para a construção democrática da escola. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/985

Edição

Seção

Dossiê