O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
Resumo
Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado que teve como objetivo compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. As visões conceituais de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa, e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica, constituem o referencial teórico-metodológico da pesquisa. O estudo foi realizado com entrevistas narrativas de quatro professores licenciados e atuantes na educação básica. A análise indicou que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar – são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca (ethos), a sua morada. A toca é um lugar interno de formação que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional.Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003.
BEINEKE, Viviane. Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 35-41, 2004.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical: olhando e construindo na formação e ação de professores. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 6, p. 41-48, 2001.
BOWMAN, Wayne. Practices, Virtue Ethics, and Music Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v.11, n. 2, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://act.maydaygroup.org/articles/Bowman11_2.pdf. Acessado em: 22 out. 2015.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 8-12, 2015.
CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2001. Anais […]. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Fundamental, 15-19 out. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1c.pdf. Acesso em: 14 abr. 2015.
CHARMAZ, Kathy. A construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DEL-BEN, Luciana. Modos de pensar a educação musical escolar: uma análise de artigos da Revista da ABEM. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 19, n. 37, p. 125-148, 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011.
______. A condição biográfica – ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.
FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 21-29, 2005.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.
LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v. 21, p. 9-20, 1998. Disponível em: www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_1998/vol21_09_20.pdf. Acesso em: 21 maio 2014.
LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel. Lieu. In: LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel (Dir.). Dictionnaire de la géographie et de l’espace des sociétés. Paris: Belin, 2003.
MACEDO, Vanilda Lídia Ferreira de. Imagens da docência de música na educação básica: uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013). Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MARCELO, Carlos García. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 8, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: abr. 2015.
MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, p. 89-95, 2003.
MATOS, Olgária. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 30 jan. 2014.
______. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p.11-30.
______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Instituto de Educação EDUCA, 2009. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/planejamento-2017-fevereiro/ProfessoresImagensdoFuturoPresente.pdf. Acesso em: nov. 2015.
SOBREIRA, Sílvia. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 20, p. 45-52, 2008.
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de Teoria Fundamentada. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
TOURINHO, Irene. “Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu...”. Divertimento sobre estágio supervisionado. Revista da ABEM, v. 2, p. 35-52, 1995.
TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. Geographical Review, v. 65 n. 2, p. 151-165, 1975.
______. Geografia humanística. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da geografia. São Paulo: Difel, 1982.
______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. Dissertação (Mestrado em Música) – UFRGS, Porto Alegre, 2013.
ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdade e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).