O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

Autores

  • Tamar Genz Gaulke Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado que teve como objetivo compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. As visões conceituais de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa, e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica, constituem o referencial teórico-metodológico da pesquisa. O estudo foi realizado com entrevistas narrativas de quatro professores licenciados e atuantes na educação básica. A análise indicou que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar – são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca (ethos), a sua morada. A toca é um lugar interno de formação que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamar Genz Gaulke, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tamar Genz Gaulke é Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), é docente do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). https://orcid.org/0000-0003-1582-3782

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003.

BEINEKE, Viviane. Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 35-41, 2004.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical: olhando e construindo na formação e ação de professores. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 6, p. 41-48, 2001.

BOWMAN, Wayne. Practices, Virtue Ethics, and Music Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v.11, n. 2, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://act.maydaygroup.org/articles/Bowman11_2.pdf. Acessado em: 22 out. 2015.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 8-12, 2015.

CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2001. Anais […]. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Fundamental, 15-19 out. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1c.pdf. Acesso em: 14 abr. 2015.

CHARMAZ, Kathy. A construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEL-BEN, Luciana. Modos de pensar a educação musical escolar: uma análise de artigos da Revista da ABEM. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 19, n. 37, p. 125-148, 2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011.

______. A condição biográfica – ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.

FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 21-29, 2005.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.

LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v. 21, p. 9-20, 1998. Disponível em: www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_1998/vol21_09_20.pdf. Acesso em: 21 maio 2014.

LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel. Lieu. In: LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel (Dir.). Dictionnaire de la géographie et de l’espace des sociétés. Paris: Belin, 2003.

MACEDO, Vanilda Lídia Ferreira de. Imagens da docência de música na educação básica: uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013). Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MARCELO, Carlos García. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 8, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: abr. 2015.

MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, p. 89-95, 2003.

MATOS, Olgária. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 30 jan. 2014.

______. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p.11-30.

______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Instituto de Educação EDUCA, 2009. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/planejamento-2017-fevereiro/ProfessoresImagensdoFuturoPresente.pdf. Acesso em: nov. 2015.

SOBREIRA, Sílvia. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 20, p. 45-52, 2008.

STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de Teoria Fundamentada. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

TOURINHO, Irene. “Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu...”. Divertimento sobre estágio supervisionado. Revista da ABEM, v. 2, p. 35-52, 1995.

TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. Geographical Review, v. 65 n. 2, p. 151-165, 1975.

______. Geografia humanística. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da geografia. São Paulo: Difel, 1982.

______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. Dissertação (Mestrado em Música) – UFRGS, Porto Alegre, 2013.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdade e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Gaulke, T. G. (2019). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/817

Edição

Seção

Artigos