BIOGRAFIA MÚSICO-EDUCATIVA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Autores

  • Jéssica de Almeida Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Ana Lúcia Louro Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar a biografia músico-educativa como procedimento metodológico de pesquisa e como uma alternativa para a formação de educadores musicais. Ancora-se em uma discussão teórica desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado que visou compreender as maneiras por meio das quais as biografias músico-educativas de licenciandos em Música produziram sentidos para seus processos formativos. A biografia músico-educativa, nesse contexto, foi procedimento de pesquisa e metodologia de formação, pois, ao mesmo tempo que possibilitou um acesso calculado aos horizontes de significados dos sujeitos sobre música e educação musical em suas vidas relacionados às suas formações, permitiu que os sujeitos refletissem sobre suas trajetórias acadêmicas, bem como sobre o lugar de cada um enquanto sujeito de sua própria formação. Por meio desse artigo, espera-se contribuir com a área de educação musical somando a pesquisadores que há quinze anos discutem as implicações da pesquisa (auto)biográfica em diversos contextos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Jéssica de Almeida é Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisas Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e co-líder do Grupo Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É representante do estado Roraima na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem). https://orcid.org/0000-0002-0752-120X

Ana Lúcia Louro, Universidade Federal de Santa Maria

Ana Lúcia Louro possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph. https://orcid.org/0000-0001-8588-050X

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.

______. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, 2011.

______. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Orgs.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, [s.p.]. E-book.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011a.

______. Compreender a profissionalização de professores de música: contribuições de abordagens biográficas. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 141-162, 2011b.

______. Política educacional para o ensino de arte em SINOP: narrativas de professores sobre inserção profissional na área de arte/música. Revista Educação Cultura e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 203-218, 2011c.

______. Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 35, p. 125-137, 2015.

______. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017.

ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica. Revista da ABEM, v. 24, p. 67-80, 2016.

ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos e música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

ANDERS, Fernanda. Dançar na aula de música: “dá gosto de vir para o colégio”. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.

CHIENÉ, Adele. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. p. 129-142.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 182-186, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006.

______. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Traduzido por Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

DOMINICÉ, Pierre. Learning from our lives: using educational biographies with adults. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

______. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 345-357, 2006.

______. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010a. p. 81-95.

______. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010b. p. 143-153.

FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães. Memórias de professores de Artes/Música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FONSECA, Eliane Cristina N. Ferreira. Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA). 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 11-23, 1999.

______. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010a.

______. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Natal: EDUFRN, 2010b.

______. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010c.

______. Proceso autobiográfico de (trans)formación identitaria y de conocimiento de sí. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 19, n. 62, p. 735-761, 2014.

______. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Orgs.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. E-book.

LANI-BAYLE, Martine. Narrativas de vida: motivos, limites e perspectivas. Traduzido por Albino Pozzer e Maria da Conceição Passeggi. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barretto (Orgs.). Dimensões epistemológicos e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Natal: EDUFRN, 2012. p. 59-78.

LOPES, Mariana Fonseca. As dores e amores de tornar-se professora: minhas memórias de professora iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

LOURO, Ana Lúcia; ARÓSTEGUI, José Luís. Docentes universitários/professores de instrumento: suas concepções sobre educação e música. Em Pauta, v. 14, n. 22, p. 35-64, 2003.

LOURO, Ana Lúcia de Marques e. Cartas de licenciados em música: (re)contando o vivido para centrar a aula no aluno. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 20, p. 63-68, 2008.

LOURO, Ana Lúcia. Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre a “narrativa de si” na pesquisa em Educação Musical. Educere et Educare (Impresso), v. 8, p. 479-497, 2013.

______. Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 16, n. 31, p. 8-26, 2016.

LOURO, Ana Lúcia; TEIXEIRA, Ziliane L. de Oliveira; RECK, André Müller. Pesquisa em Música: reflexões sobre memórias musicais e dimensões da “experiência de si”. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 89-102, 2016.

LOURO, Ana Lúcia; RECK, André Müller. Práticas musicais do cotidiano na Iniciação Científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 200-212, 2017.

MACHADO, Daniela Dotto. Indicadores educacionais de desenvolvimento profissional da docência em música nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

NACARATO, Adair Mendes; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Ver. Ed. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 287-299, 2013.

NETO, Antonio Chagas. Tornar-se professor particular de violino: uma pesquisa biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995a.

NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és. E vice-versa. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). A Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995b. p. 29-41.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A dimensão histórica do sujeito no processo educativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais […]. Natal, 2002.

______. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica em educación. Tradução de Dora Lilia Marín Diaz. Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 61, p. 25-39, 2011a.

______. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011b.

______. Prefácio à edição em língua portuguesa: educação e reflexão autobiográfica. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Traduzido por Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 13-19.

PEREIRA, Julio Cesar Pires. Trajetórias musicais de acordeonistas: um estudo na licenciatura em música (UERGS). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 173-179, 2011.

______. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 3, n. 2, p. 309-322, 2008.

______. Narrativas de si como “passeur” de sentido protagonizando a formaçao humana de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais […]. Caxambu, 2010.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2012.

RASSLAN, Simone Nogueira. O sujeito-ator e a música na constituição de si: uma perspectiva narrativo – biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

RECK, André Müller; LOURO, Ana Lúcia; RAPÔSO, Mariane Martins. Práticas de educação musical em contextos religiosos: narrativa de licenciandos a partir de diários de aula. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 33, p. 121-136, 2014.

SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re)significando a docência na constituição do habitus em estudantes de Música – Licenciatura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOARES, Iuri Correa. Significados das aulas de música na escola: um estudo narrativo com duas estudantes do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SOUZA, Solange Dourado da Silva. A educação musical nas narrativas de licenciandas de Pedagogia: vivências e ausências. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Rondonópolis, 2013.

TAVARES, Ibbertson Nobre. Experiências formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a história de vida desvelando minha formação docente. 2017. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

______. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 63-68, 2004.

TORRES, Maria Cecília. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017.

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

WEISS, Douglas William Bonfante. A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

DOMINICÉ, Pierre. Learning from our lives: using educational biographies with adults. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães. Memórias de professores de Artes/Música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FONSECA, Eliane Cristina N. Ferreira. Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA). 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Natal: EDUFRN, 2010a.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010b.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Org.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, n.p. E-book.

LANI-BAYLE, Martine. Narrativas de vida: motivos, limites e perspectivas. Traduzido por Albino Pozzer e Maria da Conceição Passeggi. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barretto (Org.). Dimensões epistemológicos e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Natal: EDUFRN, 2012, p. 59-78.

LOPES, Mariana Fonseca. As dores e amores de tornar-se professora: minhas memórias de professora iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MACHADO, Daniela Dotto. Indicadores educacionais de desenvolvimento profissional da docência em música nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

NACARATO, Adair Mendes; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Ver. Ed. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 287-299, 2013.

NETO, Antonio Chagas. Tornar-se professor particular de violino: uma pesquisa biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A dimensão histórica do sujeito no processo educativo. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal. Anais… Natal: s.l., 2002.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Prefácio à edição em língua portuguesa: educação e reflexão autobiográfica. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Traduzido por Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014, p. 13-19.

PEREIRA, Julio Cesar Pires. Trajetórias musicais de acordeonistas: um estudo na licenciatura em música (UERGS). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 173-179, 2011.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 3, n. 2, p. 309-322, 2008.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas de si como “passeur” de sentido protagonizando a formaçao humana de professores. In: 33º Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Anais… Caxambu, 2010.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2012.

RASSLAN, Simone Nogueira. O sujeito-ator e a música na constituição de si: uma perspectiva narrativo – biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re)significando a docência na constituição do habitus em estudantes de Música – Licenciatura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOARES, Iuri Correa. Significados das aulas de música na escola: um estudo narrativo com duas estudantes do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SOUZA, Solange Dourado da Silva. A educação musical nas narrativas de licenciandas de Pedagogia: vivências e ausências. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Rondonópolis, 2013.

TAVARES, Ibbertson Nobre. Experiências formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a história de vida desvelando minha formação docente. 2017. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, 2004, p. 63-68.

TORRES, Maria Cecília. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017.

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

WEISS, Douglas William Bonfante. A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Almeida, J. de, & Louro, A. L. (2019). BIOGRAFIA MÚSICO-EDUCATIVA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/806

Edição

Seção

Artigos