PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MÚSICA E SURDEZ: O QUE REVELAM AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Mércia Santana Mathias Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo integra parte de uma pesquisa em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (PPGEd-So), linha de pesquisa educação especial, cujo objetivo é apresentar as produções do conhecimento sobre música e surdez. O percurso metodológico baseia-se na revisão sistemática de literatura (Costa; Couto, 2014). No Brasil, desde a década de 1980, a temática música e surdez vem sendo discutida no meio acadêmico e despertado o interesse dos pesquisadores. Inserir a pessoa com perda auditiva nas possibilidades da educação musical não é apenas cumprir prerrogativas legais, mas, principalmente, empreender esforços para compreender fenômenos mais complexos, viabilizando condições concretas de empatia. A temática faz parte do estudo de pesquisadores em várias áreas do conhecimento humano. Conclui-se que ampliar a discussão e considerar as partes de dada totalidade como conhecimentos válidos pode ajudar a elaborar intervenções efetivas que favoreçam a superação do senso-senso.

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Biografia do Autor

Mércia Santana Mathias, Universidade Federal de São Carlos

Mércia Santana Mathias é Mestre em Educação pelo PPGEd-SO da Universidade Federal de São Carlos.  Atua como professora da Educação Básica da rede pública de ensino. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação e Educação Especial (NEPEDEEs-UFSCar). https://orcid.org/0000-0002-5469-1703

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Mathias, M. S. (2019). PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MÚSICA E SURDEZ: O QUE REVELAM AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/800

Edição

Seção

Artigos