O CÉU ESTÁ CAINDO: MÚSICA, DRAMA E IMAGINAÇÃO

Autores

  • Teresa Mateiro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Silani Pedrollo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de estágio realizada na educação infantil, integrando música e teatro. A metodologia de ensino adotada foi o drama na educação, abrangendo três elementos: musicalidade, corporeidade e plasticidade, com a temática exploração sonora vocal. As atividades musicais desenvolvidas foram apreciação e performance, desenhos sonoros e criação sonora. Foram escritos relatórios semanais, descritivos e reflexivos sobre o processo de atuação dos licenciandos, e as aulas foram gravadas em áudio e vídeo. Esse material, somado aos planos de aula e projeto de estágio, foi organizado em um portfólio digital. Ideias e propostas de autores das áreas de educação musical infantil, teatro educação e formação docente fundamentaram a reflexão e a discussão, principalmente sobre criação musical, drama, educação infantil, interdisciplinaridade e estágio curricular. Frente aos desafios encontrados, destaca-se a necessidade de fortalecer os conhecimentos para a formação profissional em música para atuar na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição. Tem Licenciatura e Mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Educação – Educação Musical pela Universidade do País Vasco, Espanha. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Lund, Suécia. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (UDESC/CNPq). É editora da Revista ORFEU (PPGMUS/UDESC) e da Revista Nupeart (CEART/UDESC) e membro do Conselho Editorial da Revista Internacional de Educación Musical (ISME) e da Revista DAPEsquisa (CEART/UDESC). Desenvolve pesquisas na área de Formação Docente privilegiando temas como prática pedagógica, programas curriculares, conhecimento profissional, práticas musicais escolares e estudos transculturais em educação musical.

Silani Pedrollo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (2001). Atua na área de Artes, com ênfase em Música. Formada em teclado eletrônico em 1996. Atuou como professora de teclado eletrônico, canto e flauta na Escola Artemúsica de 1994 a 2010. Participou como vocal de gravações do CD Nosso Rock, com a banda paranaense DXavantes. Foi integrante de grupos vocais e bandas, como ArteMúsica, Quarteto Nossa Voz e banda Auto Retrato e Orquestra de Violão de Toledo. Participou de festivais de música como intérprete (1992/1995) e juradas (2008/2010). Desde 2011 mora em Florianópolis, onde trabalha como professora particular de violão, teclado, flauta e canto; como professora de musicalização em escolas de educação infantil. Trabalhou como oficineira de canto e violão pela Fundação Flanklin Cascaes (2012). Atualmente é Licencianda do curso de Música da UDESC com bolsa de Iniciação Científica PROBIC/UDESC.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério de Educação, 2009.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Mandacaru, 2006.

CARVALHO, Marie Jane Soares; PORTO, Leonardo Sartori. Portfólio Educacional: Proposta Alternativa de Avaliação/Guia Didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

EGG, Marisleusa de Souza. A prática pedagógica de um professor na educação infantil: um estudo sobre as atividades cantadas na aula de música. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GONÇALVES, Lilia Neves; COSTA, Maria Cristina Souza. O portfólio como uma proposta de documentação, registro e avaliação na prática de ensino em música. In:

HORN, Cláudia Inês; FABRIS, Eli Terezinha Henn. Documentação pedagógica na educação infantil: Tecnologia de governamento da infância contemporânea. Educação Temática Digital (ETD), Campinas, v. 20, n. 2 p. 539-554, 2018.

LEAL, Miguel. A plasticidade: cartografias sonoras. In: RAMOS, Maria (coord. e ed.). Pedro Tudela. Porto: Fundação de Serralves, 2004, p. 18-41. Disponível em: <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dpI55kvab-EJ:https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/pub_geral.show_file%3Fpi_gdoc_id%3D19971+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br>. Acessado em: 30 mar. 2018.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Significações que possibilitam a compreensão musical. In: BROOCK, Angelita; ILARI, Beatriz (Org.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013. p. 123-145.

MARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na Educação Infantil: um estudo de caso com uma professora de música. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MATEIRO, Teresa. Dinâmicas Interdisciplinares com Música e Teatro na Formação de Professores. In: GAUTHIER, Fernando Ostuni et al. (Orgs.). INTERdisciplinaridade: teoria e prática. Florianópolis: UFSC/EGC, 2014. p. 145-166.

MATEIRO, Teresa. A formação profissional para a educação musical infantil: algumas considerações. In: SANTIAGO, Diana; BROOCK, Angelita; CARVALHO, Tiago (Orgs.). Educação Musical Infantil. Salvador: PPGMUS UFBA, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

RAYNAUT, Claude. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para interdisciplinaridade. In: GAUTHIER, Fernando et al. INTERdisciplinaridade: teoria e prática. Vol. I. Florianópolis: UFSC/EGC, 2014. p. 169-189.

SERAFIM, Maria Lúcia; CELINO, Marta Lúcia de Souza. O portfólio digital como tecnologia no processo de avaliação. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO, 2014, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: OEI, 2014. p.1- 15. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/congreso2014/memorias2014.php>. Acessado em: 30 mar. 2018.

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos. A construção de significados nas brincadeiras de faz-de-conta por crianças de uma turma de educação infantil ribeirinha da Amazônia. 2005. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

VIDOR, Heloise Baurich. Drama e teatralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.

ZITKOSKI, Jaime José. A interdisciplinaridade na formação universitária: desafios contemporâneos. In: GAUTHIER, Fernando et al. INTERdisciplinaridade: teoria e prática. Vol. II. Florianópolis: UFSC/EGC, 2014. p. 57-77.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Mateiro, T., & Pedrollo, S. (2018). O CÉU ESTÁ CAINDO: MÚSICA, DRAMA E IMAGINAÇÃO. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/749

Edição

Seção

Artigos