Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico

Autores

  • Anco Marcos Silva de Menezes Universidade de Brasília
  • Marcus Vini­cius Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O texto apresenta uma análise da ação docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo elétrico bem sucedido da Escola de Música de Brasília. A pesquisa, de caráter qualitativo, aliou a entrevista narrativa à observação não participante, instrumentalizada com as lentes teóricas dos gestos didáticos. Estes gestos dizem respeito às ações de professores no exercício de ensinar, e caracterizam-se como gestos didáticos fundadores – constituídos por ações que são comuns a todos os professores de determinada instituição; e gestos didáticos específicos – as ações que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didáticos fundadores em música, foram explicitados, inicialmente, a partir de análise de teses e dissertações que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretação dos gestos específicos de Amorim, relacionando as observações à trajetória de vida narrada pelo professor. A investigação contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo elétrico, permitindo o registro e a documentação das ações de um professor bem sucedido.

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Biografia do Autor

Anco Marcos Silva de Menezes, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação Música em Contexto - UnB

Marcus Vini­cius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Educação - Departamento de Educação - UFJF

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFJF

Programa de Pós-Graduação Música em Contexto - UnB

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

Menezes, A. M. S. de, & Pereira, M. V. M. (2018). Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico. REVISTA DA ABEM, 25(39). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/717

Edição

Seção

Artigos