Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico
Resumo
O texto apresenta uma análise da ação docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo elétrico bem sucedido da Escola de Música de Brasília. A pesquisa, de caráter qualitativo, aliou a entrevista narrativa à observação não participante, instrumentalizada com as lentes teóricas dos gestos didáticos. Estes gestos dizem respeito às ações de professores no exercício de ensinar, e caracterizam-se como gestos didáticos fundadores – constituídos por ações que são comuns a todos os professores de determinada instituição; e gestos didáticos específicos – as ações que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didáticos fundadores em música, foram explicitados, inicialmente, a partir de análise de teses e dissertações que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretação dos gestos específicos de Amorim, relacionando as observações à trajetória de vida narrada pelo professor. A investigação contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo elétrico, permitindo o registro e a documentação das ações de um professor bem sucedido.Downloads
Referências
AEBY-DAGHÉ, Sandrine.; DOLZ, Joaquim. Des gestes didactiques fondateurs aux gestes spécifiques à l’enseignement-apprentissage du texte d’opinion. In: BUCHETON, D.; DEZUTTER, O. (Èds.) Le développement des gestes professonnels dans l’enseignement du français – Un défi pour la recherché et la formation. Bruxelas: De Boeck, 2008. p. 83 – 105.
ASSMAR, E. Considerações sobre perspectivas metodológicas no ensino de guitarra blues no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
BARROS, Eliana M. Deganutti. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. Rev. Bras. Linguist. Apl., vol. 13, n. 3, p. 741-769, set. 2013.
BISCHOFF, J. Prática de conjunto com Surdos: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, p. 45-54, mar. 2006.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
COSTA, Bruno X. M. de Oliveira. A leitura musical no processo de formação do violonista: perspectivas a partir dos materiais didáticos utilizados no ensino superior. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2014.
FEITOSA, Radegundis A. T. O ensino de trompa: um estudo dos materiais utilizados no processo de formação do trompista. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2013.
_______________________. Música brasileira popular no ensino da trompa: perspectivas e possibilidades formativas. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2016.
FERREIRA, M. B.; SILVA, L. C. Algumas reflexões sobre habitus conservatorial e as adaptações para o ensino de instrumento musical para pessoas com deficiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
FIDALGO, José M. S. de Oliveira. O ensino colectivo como complemento à aprendizagem individual: criação de ensemble de contrabaixo de cordas para o 2º e 3º ciclos. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação do Porto. Porto/Portugal, 2015.
GONÇALVES, Cristiana de Souza. O aquecimento direcionado como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo. Dissertação de mestrado. Universidade do Minho – Uminho. Braga/Portugal, 2014.
HARDER, Rejane. Repensando o Papel do Professor de Instrumento nas Escolas de Música Brasileiras: Novas Competências Requeridas. Música Hodie, Goiânia, v. 3, n. 1/2, p.35-43, ago. 2003.
HARDER, Rejane. A abordagem pontes no ensino de instrumento: três estudos de caso. Tese de Doutorado – Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador, 2008.
RIBEIRO, J. F. Por uma escrita idiomática de ritmos para o cavaquinho brasileiro. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
LIMA, Diogo Baggio. Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria, 2015.
MATIAS, T. C. M. O ensino de canto popular na escola especializada: revisão bibliográfica na produção das revistas da ABEM e ANPPOM (2010 – 2015). In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
MENEZES, Anco Marcos. Oswaldo Amorim: Gestos didáticos fundadores e específicos no processo de ensino e aprendizagem de baixo elétrico. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, UnB, Brasília.
MINAYO, Maria C. S.; DESLANDES, Suely F.; GOMES, Romeu. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. A dupla semiotização dos objetos de ensino-aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos. Rev. Sigmum: Estud. Ling., Londrina, n. 14/1, p. 421-445, Jun. 2011.
OLIVEIRA, Ana V. P. Falando baixo – por toda minha vida: uma trajetória com o contrabaixo na formação de multiplicadores e na carreira musical. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador, 2016.
PEDRO, R. C.; SOUZA, J. V. Formas de aprendizagem da Viola de 10 cordas no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
PEDROSA, Maria S. Dunin. Abordagem de estudos em métodos de contrabaixo com vistas à execução de obras do repertório orquestral. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, 2009.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. 2a Ed. Rev. e Ampl. Porto Alegre: Sulinas, 2015.
ROSA, Alexandre Silva. Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista – UNESP. São Paulo, 2012.
SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. IN: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação – Teoria e Prática. Editora Vozes, 2013. p. 210-238.
SILAMBO, M. O. A prática de ensino de Mbira na música Moçambicana: aspectos didáticos e metodológicos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
SILVA, Fábio Pessoa da. O agir docente em contexto de EJA: saberes, gestos e práticas do professor-alfabetizador. 2015. 275f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
SOLTI, E.; AMATO, D. C.; NOVO JR, J. E. F. Um sistema computacional para o ensino a distância da expressividade musical no jazz. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23, Manaus, Anais... Manaus: UFAM, 2017, s.p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).