Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino

Autores

  • Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Luciane Wilke Freitas Garbosa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Apesar dos cursos de bacharelado em música não objetivarem a formação para a docência, o trabalho do egresso com o ensino do instrumento é um caminho profissional trilhado por muitos instrumentistas. A partir dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de construção da docência do bacharel em instrumento, este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre as principais dificuldades e inseguranças no início de suas práticas docentes. A investigação biográfico-narrativa (Bolívar; Domingo; Fernández, 2001) foi utilizada como metodologia para a realização da pesquisa e para a construção das narrativas de três professores de instrumento. Como resultados, percebemos que a partir dos diferentes contextos de trabalho surgem dificuldades envolvendo metodologias de trabalho, alunos com dificuldades de aprendizagem, relacionamento com os pais, falta de motivação parao estudo, dentre outros aspectos. Apesar de difíceis, esses momentos constituem-se como potenciais para a aprendizagem docente, de modo que os professores, ao refletirem sobre sua prática e buscarem soluções para suas dificuldades, aprimoram sua docência. Conscientes de que as narrativas dos três bacharéis não representam a totalidade dos percursos formativos para a docência, acreditamos que a reflexão sobre essas dificuldades e sobre a forma como os professores as resolveram se torna relevante e pode servir de referência para professores iniciantes na prática de ensino instrumental.

Palavras-chave: prática docente, ensino de instrumento, construção da docência

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Biografia do Autor

Vanessa Weber, Universidade Federal de Santa Maria Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Senac - São Paulo. Cursa Doutorado em Educação - PPGE/UFSM. Integrante do grupo de pesquisa FAPEM. Bolsista do Programa Demanda Social da Capes. Professora da disciplina "Linguagem Musical na Educação", do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).


Luciane Wilke Freitas Garbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Música pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Vice-líder do grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical. Coordenadora do PIBID-Música UFSM.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

Weber, V., & Garbosa, L. W. F. (2018). Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino. REVISTA DA ABEM, 25(39). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/705

Edição

Seção

Artigos