Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self
Resumo
Este artigo retrata as relações entre o processo de aprendizagem e a construção deidentidade a partir do modelo Snowball Self de Gareth Dylan Smith. O objetivo geralfoi investigar a percepção de um baterista a respeito de sua identidade profissionalsob o viés do modelo Snowball Self, considerando-se como este músico aprendeseu ofício e quais fatores influenciam a percepção de sua identidade profissional.A metodologia utilizada foi o estudo de caso realizado com um músico atuante nacidade de Curitiba. Os resultados indicaram que o baterista participante buscoudesenvolver suas habilidades por meio de vários modos de aprender, vinculados adiferentes contextos, construindo uma carreira multidirecional em que várias funçõesforam incorporadas em sua Meta-identidade Principal e em suas Identidadescontextuais. O modelo teórico Snowball Self permitiu compreender as relaçõespassivas e ativas nas práticas, aprendizagens e identidades do participante. Talmodelo foi considerado pertinente para a discussão dos dados ao ofertar umaperspectiva de simbiose entre identidade e aprendizagem.
Downloads
Referências
BENNETT, Dawn. E. Understanding the classical music profession: The past, the present and strategies for the future. Aldershot: Ashgate, 2008.
BRENNAM, Billy. 10 dicas: John Tempesta. Modern Drummer, São
Paulo, n. 123, p. 59-59, 2013.
GARCIA, Marcos. R. Processos de autoaprendizagem em guitarra e as aulas particulares de ensino do instrumento. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 53-62, 2011.
GREEN, Lucy. How popular musicians learn: away a head for music education,
Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2002.
________. Music, informal learning and the School: a new classroom
Pedagogy, Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2008.
GOHN, Daniel. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.
MORATO, Cíntia. T. “Viver de música”: olhares de estudantes universitários sobre estudar e trabalhar. In: LOURO, Ana. L.; SOUZA, Jusamara. (Ed.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013. p. 51-69.
PAIVA, Rodrigo. G.; ALEXANDRE, Rafael. C. Material didático para Bateria e Percussão: levantamento bibliográfico e elaboração de um material para o ensino coletivo desses Instrumentos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiânia. Anais ... Goiânia: ABEM, 2010. p. 1187-1208.
PERKINS, Rosie. Rethinking ‘Career’ for Music Students: Identity and Vision. In: BENNETT, Dawn. (Org.). Life in the real world: how to make music graduates employable. Champaign: Common Ground Publishing, 2012. p. 11-26.
SMITH, Gareth. D. I drum, therefore I am: being and becoming a drummer. 1. ed. Institute Contemporary Music Performance, London, UK: Ashgate, 2013.
SMITH, Steve. Praticando. Modern Drummer, São Paulo, n. 130, p. 7-7, 2013.
TATEO, Luca. What Do You Mean By “Teacher”? Psychological Research on Teacher Professional Identity. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. 2, p. 344-353, 2012.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
YIN, Robert. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).