Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self

Autores

  • Jean Felipe Pscheidt UFPR (Universidade Federal do Paraná)
  • Rosane Cardoso de Araújo UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Este artigo retrata as relações entre o processo de aprendizagem e a construção deidentidade a partir do modelo Snowball Self de Gareth Dylan Smith. O objetivo geralfoi investigar a percepção de um baterista a respeito de sua identidade profissionalsob o viés do modelo Snowball Self, considerando-se como este músico aprendeseu ofício e quais fatores influenciam a percepção de sua identidade profissional.A metodologia utilizada foi o estudo de caso realizado com um músico atuante nacidade de Curitiba. Os resultados indicaram que o baterista participante buscoudesenvolver suas habilidades por meio de vários modos de aprender, vinculados adiferentes contextos, construindo uma carreira multidirecional em que várias funçõesforam incorporadas em sua Meta-identidade Principal e em suas Identidadescontextuais. O modelo teórico Snowball Self permitiu compreender as relaçõespassivas e ativas nas práticas, aprendizagens e identidades do participante. Talmodelo foi considerado pertinente para a discussão dos dados ao ofertar umaperspectiva de simbiose entre identidade e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jean Felipe Pscheidt, UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Jean Felipe Pscheidt: Professor do Parfor - UFPR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Mestre na área de Educação Musical. Professor no projeto Fundação Solidariedade/Curitiba. Baterista da Big Belas Band. Bolsista da Capes.

Rosane Cardoso de Araújo, UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Rosane Cardoso de Araújo: Professora do Departamento de Artes da UFPR. Doutora e pós-doutora na área de Educação Musical. Presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM).  Líder do grupo de pesquisa PROFCEM (UFPR/CNPq). Bolsista do CNPq.

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Pscheidt, J. F., & Araújo, R. C. de. (2015). Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/567

Edição

Seção

Artigos