Traços de percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais

Autores

  • Maria Odília de Quadros Pimentel Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar a inserção profissional dos egressos doscursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (CEM).Nortearam o trabalho os conceitos de inserção profissional, trabalho, emprego eocupação, além da definição de precarização e flexibilização do trabalho. O métodoescolhido foi o survey e a população foi composta pelos egressos dos cursostécnicos de dez dos 12 CEM dos anos de 2010, 2011 e 2012. O instrumento decoleta de dados foi o questionário autoadministrado via internet. O percurso dainserção profissional dos egressos é esboçado a partir dos traços deixados por eles.Os resultados indicaram que os percursos de inserção profissional dos egressossão marcados por características sociodemográficas; pela precocidade, tanto daformação quanto da atuação profissional; pela continuidade da formação, seja naárea de música ou em outras áreas; e, em alguns casos, pela disfunção da inserçãoprofissional, já que nem todos passam a atuar profissionalmente na área do cursodepois de o terem concluído. Esses resultados poderão contribuir para uma melhorcompreensão da articulação dos cursos com o mercado de trabalho da área demúsica e, de modo mais amplo, com a sociedade.

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Biografia do Autor

Maria Odília de Quadros Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Música, área de concentração Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Música, área de concentração Educação Musical, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Especialização em Educação Musical pelas Faculdades Santo Agostinho (2009) e em Educação Artística pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007). Licenciada em Artes - ênfase: Música/Canto (2005) e bacharel em Administração (2003) pela Unimontes. Técnica em Piano (2005), Canto (2002) e Flauta Doce (1999) pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Cantora lírica e educadora musical.

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Pimentel, M. O. de Q. (2015). Traços de percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/558

Edição

Seção

Artigos