Práticas de Educação Musical em contextos religiosos: narrativas de licenciandos a partir de diários de aula
Resumo
Frente às constatações da diversidade dos espaços de atuação do educador musicalna contemporaneidade, este artigo pretende discutir alguns aspectos dos contextosreligiosos de educação musical, por meio da análise dos diários de aula produzidosnas disciplinas de Práticas Educativas I e II do curso de Licenciatura em Música,da Universidade Federal de Santa Maria. Além dos aportes teóricos das narrativasem música e da investigação (auto) biográfica, as considerações aqui produzidasforam plasmadas a partir da articulação com pesquisas que têm se caracterizadopela investigação em contextos religiosos, procurando, assim, subsídios paramelhor compreender a narrativas dos alunos-professores em formação nessesespaços, seus dilemas e suas reflexões pedagógicas. As categorias de análiseforam construídas no decorrer da pesquisa, em diálogo com as teorias do cotidiano,compreendendo que as práticas educativas não se dão num vácuo, mas sim a partirde experiências que nós realizamos no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).