Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes
Resumo
Este artigo consiste em um recorte da dissertação As Vivências Musicais Formais, Não-Formais e Informais dos Adolescentes. A presente pesquisa teve como objetivo investigar como osprocessos de ensino e aprendizagem musical formal se justapõem às experiências e vivências nãoformaise informais dos adolescentes fora da escola. Utilizei como referencial teórico a perspectivade Libâneo (2000). Foram realizados três estudos de caso com adolescentes expostos ao ensinoformal de música, e que possuíam experiências musicais em bandas. Os resultados dessa pesquisademonstram como a música faz parte da vida cotidiana dos adolescentes e o interesse deles emobter conhecimentos específicos, bem como superar dúvidas e questionamentos. Destaca-se tambémo quanto precisamos, como educadores musicais, rever alguns conceitos relativos ao ensino e àaprendizagem de música dentro da escola e, conseqüentemente, nossas práticas educativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).