Repensando o ensinoaprendizagem de piano do Curso Técnico em Instrumento do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei (MG): uma reflexão baseada em Foucault

Autores

  • Maria Amélia de Resende Viegas Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier (CEMPJMX)

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação inicial para dissertação de mestrado, arespeito das práticas pedagógicas pianísticas desenvolvidas no Curso Técnico em Instrumento(Piano) do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier de São João del-Rei (MG). Através deuma reflexão baseada em alguns pressupostos do pensamento do filósofo Foucault, como o conceitode genealogia, a noção de onipresença do poder e a questão da disciplinarização, resgatamos umpouco da história da formação dos conservatórios mineiros e de seus saberes instituídos para, numsegundo momento, entender como e por que se perpetuam algumas práticas que, no nosso entender,servem mais como cerceamento do indivíduo do que como busca de sua expressividade. Nessesentido, descobrimos o quão importante é estar desperto para a realidade institucional em queestamos inseridos, para, através de sua análise, buscarmos novos caminhos, mais condizentescom a formação de um homem livre, ativo e consciente de sua expressividade artística.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Viegas, M. A. de R. (2014). Repensando o ensinoaprendizagem de piano do Curso Técnico em Instrumento do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei (MG): uma reflexão baseada em Foucault. REVISTA DA ABEM, 14(15). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/304

Edição

Seção

Artigos