Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais

Autores

  • Fernando Stanzione Galizia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir e oferecer refl exões sobre o ensino de música nasescolas de ensino fundamental e médio, e suas implicações na formação dos professores de música.Os argumentos aqui apresentados giram em torno da premissa de que a música ensinada nas escolaspoderia ter como base as músicas que os alunos vivenciam em seu dia-a-dia. São identifi cadas duascaracterísticas na música que os alunos vivenciam fora da escola que fazem com que os professoresescolares não as levem em consideração: o fato de pertencerem, em sua maioria, à indústria culturale às tecnologias de massa e, portanto, de não terem valor artístico para os professores; e serem produzidase distribuídas digitalmente, o que exigiria conhecimentos sobre novas tecnologias por partedos professores. Por fi m, é importante ressaltar que essas refl exões não têm a intenção de ofereceruma metodologia de ensino de música defi nitiva ou única para todas as escolas do Brasil, devido àvasta diversidade cultural e musical que o país possui.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Galizia, F. S. (2014). Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/238

Edição

Seção

Artigos