Contribuições teórico-metodológicas da história da leitura para o campo da educação musical: a perspectiva de Roger Chartier

Autores

  • Luciane Wilke Freitas Garbosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este artigo constitui-se em um ensaio teórico, no qual apresento algumas refl exões acercada História Cultural e da escola dos Annales, de onde provém o movimento iniciado em meados dadécada de 1960 no qual Roger Chartier se inspirou, bem como sobre relações desse campo com aeducação musical. Assim, apresento um panorama geral do referencial chartieriano, destacando osconceitos de apropriação, representação e cultura popular, centrais nos estudos do autor. Em seguida,exponho os processos de produção do texto e produção do objeto que lhe serve de suporte,focalizando ainda as práticas de leitura ou usos que recaem sobre o livro. A terceira parte do artigoé constituída por refl exões em torno de relações entre o referencial de Roger Chartier e o campo daeducação musical. Assim, são apresentadas considerações referentes ao canto enquanto prática deleitura decorrente de cancioneiros1 ou de livros escolares de música, os quais se caracterizam comoobjetos culturais que revelam momentos da história de nossa área.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Garbosa, L. W. F. (2014). Contribuições teórico-metodológicas da história da leitura para o campo da educação musical: a perspectiva de Roger Chartier. REVISTA DA ABEM, 17(22). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/222

Edição

Seção

Artigos