Contribuições teórico-metodológicas da história da leitura para o campo da educação musical: a perspectiva de Roger Chartier
Resumo
Este artigo constitui-se em um ensaio teórico, no qual apresento algumas refl exões acercada História Cultural e da escola dos Annales, de onde provém o movimento iniciado em meados dadécada de 1960 no qual Roger Chartier se inspirou, bem como sobre relações desse campo com aeducação musical. Assim, apresento um panorama geral do referencial chartieriano, destacando osconceitos de apropriação, representação e cultura popular, centrais nos estudos do autor. Em seguida,exponho os processos de produção do texto e produção do objeto que lhe serve de suporte,focalizando ainda as práticas de leitura ou usos que recaem sobre o livro. A terceira parte do artigoé constituída por refl exões em torno de relações entre o referencial de Roger Chartier e o campo daeducação musical. Assim, são apresentadas considerações referentes ao canto enquanto prática deleitura decorrente de cancioneiros1 ou de livros escolares de música, os quais se caracterizam comoobjetos culturais que revelam momentos da história de nossa área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).