A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul

Autores

  • Alexandra Silva dos Santos Furquim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Com o objetivo de investigar a formação musical de professores em cursos de pedagogiade universidades públicas do Rio Grande do Sul, o artigo apresenta uma pesquisa com abordagemqualitativa, caracterizada como um estudo de caso múltiplo. Os dados decorrem do projeto políticopedagógico (PPP) dos cursos e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com coordenadores eprofessores. Neste artigo apresenta-se a situação da música nos cursos de pedagogia investigadose focalizam-se os dados provenientes das entrevistas com os professores responsáveis pela Arte/música. Constatou-se que a música insere-se na proposta formativa curricular do curso de pedagogiade duas universidades. Nas demais instituições, a área não consta no curso como uma disciplinaespecífica. Acredita-se que conhecer a formação musical nos cursos de pedagogia constitui-se ummeio para reflexões e ações, a fim de redimensionar a formação e atuação musical do professorunidocente, sobretudo a partir da Lei 11.769/08.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Furquim, A. S. dos S., & Bellochio, C. R. (2014). A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/203

Edição

Seção

Artigos