Bandas escolares e sentido de vida: narrativas e significações de ex-integrantes à luz da teoria de Viktor Frankl
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432122Palavras-chave:
bandas escolares, ex-integrantes, narrativas, Viktor Frankl, Educação Musical.Resumo
Este artigo tem como objetivo estabelecer relações entre os depoimentos de ex-integrantes de bandas escolares e a Teoria do Sentido de Vida (TSV) de Viktor Frankl, sendo resultante de uma pesquisa mais ampla de mestrado (Silva, 2020). Os depoimentos foram coletados a partir de entrevistas narrativas, em duas etapas. A análise foi construída por meio do entrecruzamento dos relatos em diálogo com os conceitos da teoria de Frankl e a partir de estudos da área de Educação Musical. Os resultados indicam que as apresentações das quais as bandas participam são eventos significativos que trazem motivação. Além disso, as bandas podem ser oportunidades para o exercício da autotranscendência, ou seja, da dedicação a um projeto ou missão específica (valores criativos), por meio da vivência com a música (valores vivenciais), assim como pela postura adotada por seus membros – atuais ex-integrantes – diante dos limites estruturais e pedagógicos de suas práticas (valores atitudinais). As narrativas sugerem que, diante da saída da banda, os ex-integrantes podem estabelecer outras maneiras de significar e se relacionar com a música. Por fim, a pesquisa mostra que a participação esporádica pode ser compreendida como um momento de reencontro com vivências significativas nas bandas e com a música.
Downloads
Referências
ABRAMO, Joseph Michael. The phantasmagoria of competition in school ensembles. Philosophy of Music Education Review, Indiana, v. 25, n. 2, p. 150 170, 2017.
AQUINO, Sandra Cabral de; PENNA, Maura. A Logoterapia na educação musical: bases teóricas para a formação do logoeducador musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANPPOM, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3z9dvbn. Acesso em: 11 jan. 2023.
AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Logoterapia e análise existencial: uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF. Disponível em: https://shre.ink/gZDq. Acesso em: 10 set. 2024.
CARMO, Claudionor Crisostomo do. Motivação para tocar na banda: um estudo com dois alunos da banda marcial do Colégio Sergio Fayad Generoso em Formosa-GO. 37 p. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade de Brasília, Formosa-GO, 2014. Disponível em: https://bit.ly/4ehlP7F. Acesso em: 4 nov. 2019.
COSTA, Luiz Fernando Navarro. Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3ZBWYrp. Acesso em: 1 set. 2019.
COSTA, Manuela Areias. Música e História: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, [s. l.], v. 15, p. 240-260, 2011.
CRNKOVIC, Luciana; BARROZO, Glenda Cristina da Silva; OLIVEIRA, Juliana Balizardo de; PEREIRA, Karine Brandão. Sentido do trabalho e insatisfação profissional: contribuições da logoterapia. EDUCAFOCO, São Paulo, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://bit.ly/3z9dQe9. Acesso em: 05 set. 2024.
DOURADO, Érica Tailane Silva; FIGUEIRÊDO, Ana Thaís Belém de; FARIAS, Estefânia Coeli Santos de; CAVALCANTE, Terezanisia Guerra; AQUINO, Thiago Antônio Avellar de; SILVA, Joilson Pereira da. Fundamentos antropológicos da Logoterapia e Análise Existencial. In: DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; SILVA, Joilson Pereira da; AQUINO, Thiago Antônio Avelar de. Logoterapia e educação. São Paulo: Paulus, 2010. cap. 1, p. 13-52.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FONTES, Laizime da Silva. Regência feminina: a inserção da mulher no projeto de bandas marciais escolares da rede municipal de ensino de João Pessoa. 2019. 64 f. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.
FRANKL, Viktor E. Psicoterapia y existencialismo: escritos selectos sobre logoterapia. Barcelona: Herder, 2003.
FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido de vida. 7. ed. São Paulo: Quadrante, 2019.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 57. ed. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2022a.
FRANKL, Viktor E. Sobre o sentido da vida. Petrópolis: Vozes, 2022b.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LIMA, Marcos Aurélio de. A banda estudantil em um toque além da música. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2007.
MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia; SILANI, Pedrollo;
MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3zlAFv1. Acesso em: 10 set. 2024.
MIGUEZ, Eloisa Marques. Educação em busca de sentido: pedagogia inspirada em Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2014.
NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Memória social e saudade: especificidades e possibilidades de articulação na análise psicossocial de recordações. Memorandum, Belo Horizonte: UFMG; Ribeirão Preto: USP, v. 8, p. 05-19, 2005.
NÓBREGA, Matheus Lopes Costa. A cidade das bandas: o projeto de bandas marciais da rede municipal de ensino de João Pessoa. 123 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3XiUOde. Acesso em: 10 set. 2024.
PENNA, Maura. Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANPPOM, 2021. Disponível em: https://bit.ly/47hQTSB. Acesso em: 05 jan. 2023.
PENNA, Maura; PINTO, Ana Luiza; SANTOS, Susie. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 5-22, 2018. Disponível em: https://bit.ly/4d8b3zW. Acesso em: 06 jan. 2023.
SANTANA, Elizane Priscila Silva. Cidadania e projetos sócio-orquestrais: um estudo a partir das perspectivas dos egressos do Prima. 2019. 170 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://bit.ly/4dY6kSp. Acesso em: 10 set. 2024.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, p. 177-196, 2011. Disponível em: https://bit.ly/4dZ9FRe. Acesso em 11 jan. 2023.
SILVA, Rodrigo Lisboa da. Memórias da banda: percursos de formação de ex- integrantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/MWHO5yn. Acesso em: 25 set. 2024.
SOARES, Adalto. Orquestra de Metais Lyra Tatuí: a trajetória de uma prática musical de excelência e a incorporação de valores culturais e sociais. 252f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, Salvador, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3ZoDqql. Acesso em: 10 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).