GTE Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica: análise de sua produção
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432103Resumo
O artigo objetiva discutir possíveis impactos do Movimento (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil na produção acadêmica do campo da Música. De forma específica, busca: i. apresentar o panorama quanti-qualitativo de textos de anais dos eventos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM); ii. discorrer sobre os percursos teórico-metodológicos dos trabalhos publicados. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, de caráter exploratório e cunho quanti- qualitativo. Os resultados são apresentados a partir de cinco categorias de compreensão de abordagens (auto)biográficas: a) dispositivo para a formação geral; b) dispositivo para a formação profissional; c) campo que estuda diferentes fontes de dados (narrativas); d) procedimento metodológico; e e) com foco em processos de biografização. Como resultados, destacamos o movimento da área da Música para buscar subsídios em si mesma para referenciar os seus trabalhos e o aparecimento de novos conceitos que parecem ilustrar não só este interesse, como uma busca por delineamentos do próprio campo musical.
Downloads
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022a. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e010 2/14185. Acesso em: 22 jun. 2023.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, v. 30, n. 2, e30202, 2022b.
ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 22 jun. 2023.
ALMEIDA, Jéssica; TEIXEIRA, Ziliane. Movimento (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: avanços e perspectivas. Revista Fundarte, Montenegro, v. 57, n. 57, p. 1-21, e1270, 2023. Disponível em https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1270 /1425. Acesso em: 08 fev. 2024.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8700. Acesso em: jan. 2024.
CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: percorrendo brevemente sua primeira edição. Diálogos Sonoros, v. 1, n 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30965. Acesso em: 5 jan. 2024.
GONTIJO, Milena. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. 104 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
ISRAEL, Missara F.; CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Atividades extensivas do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil: ponderações teórico-metodológicas. Revista UFG, Goiânia, v. 22, p. 1-29. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/72968/39194. Acesso em: 17 jan. 2024.
JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio- culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Org.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, n.p. E- book.
MARQUES, Mônica L.; MADEIRA, Ana Ester C.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-32, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773/14545. Acesso em: 18 jan. 2024.
OLESEN, Henning Salling. Exploração do sujeito problemático: história de vida, subjetividade, experiência de vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 137-146, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8698. Acesso em: jan. 2024.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la invesgiación educativa brasileña. Revista Paradigma, v. XLI, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: jan. 2024.
PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 173-179, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8702. Acesso em: jan. 2024.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Org.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. E-book.
PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2012.
ROCHA, Inês de Almeida. Entre músicas, trocas de saberes e memórias: o Acervo de Educação Musical do Colégio Pedro II – campus Centro. In: XXIV Congresso Associação Brasileira de Educação Musical, 2019. Anais [...]. Disponível em: https://www.abem- submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/293/157. Acesso em: 08 fev. 2024.
ROCHA, Inês de Almeida. “Uma modestíssima e escondidíssima admiradora”: cartas de Liddy Mignone para Mário de Andrade. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 07, n. 22, p. 692-707, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15310/10799. Acesso em: 08 fev. 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: jan. 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Org.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. E-book.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).