Estratégias subjacentes às práticas do professor de música de projetos sociais: resultados de uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432214

Palavras-chave:

educação musical, projetos sociais, estratégias, revisão de escopo

Resumo

No Brasil, os projetos sociais se configuram como um amplo campo de trabalho para os profissionais da música, tanto para licenciados quanto para bacharéis. As especificidades deste campo podem incluir questões da área da educação e da psicologia, além dos saberes específicos da educação musical. Em se tratando das práticas de ensino deste contexto, diferentes demandas emergem das situações e públicos, o que requer, por parte do professor, a mobilização de diferentes estratégias para possibilitar as situações de ensino e aprendizagem em música. Com a finalidade de localizá-las, optou-se, neste trabalho, pela Revisão de Escopo, método caracterizado por permitir o mapeamento da literatura a partir de uma pergunta estruturada, e de critérios de elegibilidade. A pergunta “Que tipo de estratégias subjazem às práticas do professor de música em projetos sociais?” fundamentou a busca nas bases de dados ERIC; SCOPUS e SciELO Citation Index, além da literatura cinzenta a partir do Google Scholar. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram extraídos os dados de 15 trabalhos, que indicaram que as estratégias utilizadas são provenientes tanto da área da educação musical quanto de outras naturezas. A revisão de escopo indicou que o trabalho do educador musical em projetos é permeado pelas questões sociais, aspecto este que pode ser considerado na sua formação profissional.

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Biografia do Autor

Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Universidade Federal do Paraná

Camile Tatiane de Oliveira Pinto é Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cognição e Educação Musical. Possui graduação em Licenciatura em Música e especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná Unespar/Embap). É professora de música, com experiência em diferentes contextos do ensino de música: projetos sociais, ensino básico, iniciação instrumental em contextos não escolares, formação continuada de professores e no ensino superior. Atua como professora no curso de Licenciatura em Música da Unespar, com experiência e pesquisa na área de Estágio Supervisionado.
http://lattes.cnpq.br/7344478656818742

Clara de Lanna Borges Caixeta, Universidade Federal do Paraná

Clara de Lanna Borges Caixeta é Mestre em Música (Cognição/Educação Musical) com ênfase na Educação Especial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2023) e Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP - 2018), e cursa pós-graduação em Neuropsicopedagogia (Uninter – 2023). Atualmente atua como Professora e Diretora Musical na escola técnica de teatro Grupo Cena Hum; e é diretora Musical do Núcleo de Teatro Profissional Cena Hum. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, arquivo, canto coral, canto lírico, ópera e musical. Atuou como monitora do naipe de Contraltos durante a 35ª e 36ª Oficina de Música de Curitiba, como arquivista do ICAC (Instituto Curitiba de Arte e Cultura), voluntária no coral IPC (Instituto Paranaense de Cegos) e estagiária no arquivo da Orquestra Sinfônica do Paraná. Na regência, recebeu orientação do Maestro Alessandro Sangiorgi, Roberto Ramos e Maestra Mara Campos.
http://lattes.cnpq.br/4827351336641076

Rafael Stefanichen Ferronato, Universidade Federal do Paraná

Rafael Stefanichen Ferronato tem desenvolvido uma intensa carreira como professor e violinista. É vencedor de diversos prêmios e concursos musicais, atuou como solista frente a importantes orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica do Paraná, University of Georgia Orchestra e a ARCO Chamber Orchestra. É bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sob a orientação de Marcos Damm e Paulo Bosísio; e foi bolsista da Fundação VITAE estudando com Eliane Tokeshi. Seguiu seus estudos na University of Georgia, onde concluiu o mestrado em performance sob orientação de Levon Ambartsumian, e fez doutorado na área da cognição musical na Universidade Federal do Paraná, orientado pela professora Rosane Cardoso de Araújo. No âmbito acadêmico, desde 2013 é professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde vem desenvolvendo no pesquisas em duas áreas complementares: a primeira voltada ao processo de ensino, aprendizado e performance musical, tanto no âmbito do ensino individual quanto no contexto coletivo. A segunda é voltada à educação musical, em que investiga os. processos formativos-cognitivos no desenvolvimento musical, atuando na formação de professores do curso de Licenciatura em Música da UFPR, os quais atuam na educação básica, em cursos superiores e em projetos sociais.
http://lattes.cnpq.br/6113379011588452

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Pinto, C. T. de O., Caixeta, C. de L. B., & Ferronato, R. S. (2024). Estratégias subjacentes às práticas do professor de música de projetos sociais: resultados de uma revisão de escopo. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32214. https://doi.org/10.33054/ABEM202432214