Estratégias subjacentes às práticas do professor de música de projetos sociais: resultados de uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432214Palavras-chave:
educação musical, projetos sociais, estratégias, revisão de escopoResumo
No Brasil, os projetos sociais se configuram como um amplo campo de trabalho para os profissionais da música, tanto para licenciados quanto para bacharéis. As especificidades deste campo podem incluir questões da área da educação e da psicologia, além dos saberes específicos da educação musical. Em se tratando das práticas de ensino deste contexto, diferentes demandas emergem das situações e públicos, o que requer, por parte do professor, a mobilização de diferentes estratégias para possibilitar as situações de ensino e aprendizagem em música. Com a finalidade de localizá-las, optou-se, neste trabalho, pela Revisão de Escopo, método caracterizado por permitir o mapeamento da literatura a partir de uma pergunta estruturada, e de critérios de elegibilidade. A pergunta “Que tipo de estratégias subjazem às práticas do professor de música em projetos sociais?” fundamentou a busca nas bases de dados ERIC; SCOPUS e SciELO Citation Index, além da literatura cinzenta a partir do Google Scholar. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram extraídos os dados de 15 trabalhos, que indicaram que as estratégias utilizadas são provenientes tanto da área da educação musical quanto de outras naturezas. A revisão de escopo indicou que o trabalho do educador musical em projetos é permeado pelas questões sociais, aspecto este que pode ser considerado na sua formação profissional.
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