Fazer musical e vulnerabilidade juvenil: o curso de música da Rede CUCA na Barra do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432117

Palavras-chave:

Health Musicing, vulnerabilidade social, práticas musicais em espaços não institucionalizados

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o impacto do curso de música da Rede CUCA na vida de jovens da periferia de Fortaleza/Ceará/Brasil em situação de vulnerabilidade social. O texto é um recorte dos resultados da pesquisa intitulada “Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social”, fruto de um projeto de cooperação internacional entre o Brasil e o Canadá, concluído em 2020. As informações no texto foram obtidas por meio de questionários autoadministrados, realizados com os(as) jovens estudantes do curso (N=13). Os resultados sugerem que as aulas de música da Rede Cuca da Barra do Ceará contribuem para o afastamento dos(as) jovens participantes da zona de desfiliação, consequentemente direcionando-os para a zona de integração. Este afastamento mostra-se diretamente relacionado à interação positiva da aprendizagem musical desenvolvida no projeto social a partir de fatores como o bem-estar psicológico, os vínculos afetivos-relacionais e ambiente social e a relação com o trabalho e/ou futuro profissional.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral

Marco Antonio Toledo Nascimento é Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Doutor em Música (Cotutela de Tese) nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014), sob a supervisão da Dra. Danielle Pistone, pesquisando sobre as relações entre o Canto Orfeônico francês e brasileiro (Bolsa FUNCAP). Em 2022 atuou como pesquisador/professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo o projeto "Aprendizagem Autorregulada da Prática de um instrumento musical" em colaboração com a Professora Sylvie Cartier. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). É líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Musical PESQUISAMUS, membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES e representante do estado do Ceará na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
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Adeline Stervinou, Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral

Adeline Stervinou é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui financiamento através do edital 01/2022 "MULHERES NA CIÊNCIA Apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres" da Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNCAP), no Ceará. Adeline possui graduação em Música (área Educação Musical e Musicologia, 2004), mestrado em Música (área Estudos Modernos e Contemporâneos - Criação Musical, 2006), doutorado em Música (área Musicologia, 2011), todos pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, na França, e pós-doutorado na UFBA (Universidade Federal da Bahia), sob a supervisão de Cristina Tourinho (2012). É professora adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, atuando no Curso de Música-Licenciatura e como docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino das Artes (PROFARTES/CAPES). É líder do Laboratório em Cognição e Música e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Musical (PESQUISAMUS), onde desenvolve pesquisas sobre as funções cognitivas aplicadas à aprendizagem da música, o ensino coletivo de instrumentos musicais e sobre o engajamento musical transformativo dos jovens. Foi professora/pesquisadora visitante no laboratório internacional de Pesquisas sobre cérebro, música e sons (BRAMS) no Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e ciências da Universidade de Montreal (Canadá), onde trabalhou em colaboração com a Professora Isabelle Peretz.
http://lattes.cnpq.br/1689672229752930

Francis Dubé, Université Laval

Francis Dubé possui doutorado (Ph.D.) em educação musical pela Université Laval (2006) e é professor titular de pedagogia instrumental extracurricular na Faculdade de Música da mesma instituição. Suas pesquisas são financiadas pelo Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC), pelo World Heritage Canada, entre outros. Ele está particularmente interessado no uso de jogos educativos na música, no uso e desenvolvimento de tecnologia e criatividade no aprendizado/ensino de música e em abordagens pedagógicas não formais para o aprendizado de música para garantir o bem-estar dos jovens. Ministra palestras e workshops educacionais regularmente na América do Norte e na América do Sul, na Ásia e na Europa. É diretor do laboratório L'Université des jeux(nes) musiciens e codiretor do Laboratório de pesquisa em formação auditiva e didática instrumental na Faculdade de Música da Université Laval. Desde 2013 atua em colaboração com o curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, sendo membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Musical PESQUISAMUS (UFC/CNPq).
http://lattes.cnpq.br/8656810361066657

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Nascimento, M. A. T., Stervinou, A., & Dubé, F. (2024). Fazer musical e vulnerabilidade juvenil: o curso de música da Rede CUCA na Barra do Ceará. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32117. https://doi.org/10.33054/ABEM202432117

Edição

Seção

Artigos