A tecnologia digital, a música e o risco: reflexões das interfaces educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432212

Palavras-chave:

tecnologias digitais, inclusão digital, ação social

Resumo

Partindo dos recentes relatos sobre processos de educação musical e considerando a impactante passagem global pela pandemia da COVID-19, este ensaio busca apresentar um panorama que relaciona pesquisas sobre educação musical em projetos sociais com os usos das tecnologias digitais nesse contexto. Por meio de uma revisão bibliográfica no site da revista ABEM, a primeira seção rememora os princípios dos projetos sociais e sua relação com o risco. A segunda seção amplia o panorama, destacando tanto as recentes quanto algumas não tão recentes utilizações das tecnologias digitais em projetos sociais de educação musical. Na terceira seção, fundamentada em experiências pessoais da autora e de colegas educadores musicais, apresentam-se reflexões sobre o uso, os espaços e a questão pós-período de isolamento social: a utilização das tecnologias digitais em projetos sociais de educação musical é um fruto exclusivo da impossibilidade do fazer presencial?

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Biografia do Autor

Thayná A. Bonacorsi Xavier, Universidade Estadual de Maringá

Thayná Bonacorsi Xavier é violista, pesquisadora e arte-educadora, mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em Educação Musical e bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente integra o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na linha de Sonologia: Criação e Produção Sonora, onde realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina.
http://lattes.cnpq.br/5912780239259806

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Bonacorsi Xavier, T. A. (2024). A tecnologia digital, a música e o risco: reflexões das interfaces educacionais. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32212. https://doi.org/10.33054/ABEM202432212