A tecnologia digital, a música e o risco: reflexões das interfaces educacionais
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432212Palavras-chave:
tecnologias digitais, inclusão digital, ação socialResumo
Partindo dos recentes relatos sobre processos de educação musical e considerando a impactante passagem global pela pandemia da COVID-19, este ensaio busca apresentar um panorama que relaciona pesquisas sobre educação musical em projetos sociais com os usos das tecnologias digitais nesse contexto. Por meio de uma revisão bibliográfica no site da revista ABEM, a primeira seção rememora os princípios dos projetos sociais e sua relação com o risco. A segunda seção amplia o panorama, destacando tanto as recentes quanto algumas não tão recentes utilizações das tecnologias digitais em projetos sociais de educação musical. Na terceira seção, fundamentada em experiências pessoais da autora e de colegas educadores musicais, apresentam-se reflexões sobre o uso, os espaços e a questão pós-período de isolamento social: a utilização das tecnologias digitais em projetos sociais de educação musical é um fruto exclusivo da impossibilidade do fazer presencial?
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