A motivação na aprendizagem musical em projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil, e Orquestra Geração, em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432215Palavras-chave:
motivação na aprendizagem musical, projetos sociais em música, NEOJIBA, Orquestra GeraçãoResumo
O estudo teve como objetivo investigar fatores relacionados à motivação na aprendizagem musical de crianças e jovens participantes de dois projetos sociais. Com relação aos objetivos específicos, destacam-se: investigar a influência da interação entre o ambiente (projetos selecionados) e os fatores individuais (crenças, metas, autoconceito e comportamento) na motivação, e identificar as dimensões pessoais e sociais envolvidas no processo de aprendizagem musical. NEOJIBA, no Brasil, e a Orquestra Geração, em Portugal, foram os dois projetos selecionados para este estudo. Fundados em 2007 e consolidados, ambos têm se destacado pelos resultados positivos apresentados. O modelo de motivação em música de Susan Hallam foi adotado para esta investigação. Abordagens qualitativa e quantitativa foram utilizadas, e a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas, notas de campo e observação de ensaios, aulas e concertos foram os métodos de coleta de dados aplicados. O estudo mostrou uma intensa interação entre os fatores individuais e ambientais, influenciando na motivação dos alunos durante o processo de aprendizagem. A prática musical coletiva evidenciou uma grande influência na motivação dos participantes. Concluiu-se que os projetos parecem trazer grandes contribuições para o desenvolvimento de competências emocionais, sociais e cognitivas, além de musicais.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2. ed., 2001.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação para prática e aprendizagem da música. In: ARAÚJO, R. C.; RAMOS, D. (Org.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Ed. UFPR, p. 45-58, 2015.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de; ANDRADE, Margaret Amaral de. Experiência de fluxo e prática instrumental: dois estudos de caso. Revista da Pesquisa, v. 8, p. 553-563, 2011.
ARAÚJO, Samuel. A prática sinfônica e o mundo a seu redor. Estudos Avançados, v. 30 (86), p. 311-322, 2016.
ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM MÚSICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFG, 2., Goiânia. Anais... Goiânia: SEMPEM, p. 18-29, 2002.
AUSTIN, J. R.; VISPOEL, W. P. How American adolescents interpret success and failure in classroom music: relationships among attributional beliefs, self-concept an achievement. Psychology of Music, v. 26, n. 1, p. 26-45, 1998.
AUSTIN, J. R.; RENWICK, J.; McPHERSON, G. E. Developing Motivation. In: McPHERSON, G. E. (Ed.). The child as musician: a handbook of musical development. New York: Oxford University Press, p. 213-239, 2006.
BAKER, Geoffrey. El Sistema: orchestrating Venezuela’s youth. New York: Oxford University Press, 2014.
BAKER, Geoffrey. Rethinking social action through music: the search for coexistence and citizenship in Madellín’s Music Schools. Cambrigde: Open Book Publishers, 2021.
BANDURA, Albert. Self-Efficacy in Changing Societies. New York: Cambridge University, 1995.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução L. A. Reto e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BOIA, Pedro S.; BOAL-PALHEIROS, Graça. Empowering or Boring? Discipline and au- thority in a Portuguese Sistema-inspired orchestra rehearsal. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 16 (2), p. 144–72, 2017.
BOZZETTO, Adriana. Projetos educativos de famílias e formação musical de crianças e jovens em uma orquestra. 2012. 295 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BULL, Anna. El Sistema as a Bourgeois Social Project: Class, Gender, and Victorian Values. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 15 (1), p. 120-153, 2016.
BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BURUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 4. ed., p. 9-36, 2009.
CALDAS, Matilde. A música como meio de intervenção social: a importação de um modelo de sucesso para o contexto português. Revista Portuguesa de Educação Musical, n. 131, p. 43-50, 2008.
CRAWFORD, Garry; GOSLING, Victoria K.; BAGNALL, Gaynor & LIGHT, Ben. An Orchestral Audience: Classical Music and Continued Patterns of Distinction. Cultural Sociology, v.8, p. 483-500, 2014.
CREECH, Andrea; GONZÁLEZ-MORENO, Patricia; LORENZINO, Lisa; WAITMAN, Grace; SANDOVAL, Elaine; FAIRBANKS, Stephen. El Sistema and Sistema-inspired programmes: A literature review of research, evaluation, and critical debates. Sistema Global, 2016.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A descoberta do fluxo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CUPUL, Paulina B. Bandas Juveniles Musicales de Yucatán: los desafíos en La implementación de un programa músico-social. Revista Internacional de Educación Musical, n. 4, p. 61-73, 2016.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology/Psychologie Canadienne, v. 49, n. 3, p. 182-185, Aug. 2008.
ECCLES, Jacquelynne S. Children's Motivation to Study Music. In: NATIONAL SYMPOSIUM ON THE APPLICATIONS OF PSYCHOLOGY TO THE TEACHING AND LEARNING OF MUSIC, Session III: Motivation and Creativity, Ann Arbor, 1982.
ECCLES, Jacquelynne S.; WIGFIELD, Allan. Motivational beliefs, values, and goals. Annual Review of Psychology, v. 53, n. 1, p. 109-132, Feb. 2002.
FIGUEIREDO, Edson Antônio de Freitas. Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.
HALLAM, Susan. Musical Motivation: Towards a model synthesising the research. Music Education Research, v. 4, n. 2, p. 225-244, 2002.
HALLAM, Susan. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International Journal of Music Education, v. 28, n. 3, p. 269-289, 2010.
HALLAM, Susan. Motivation to learn. In: HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. (Ed.). The Oxford Handbook of Music Psychology. Oxford: Oxford University Press, 2. ed., p. 479-492, 2016.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco: etnografia da performance de crianças e jovens. São Paulo: Editora da USP, 2006.
JMI – Jeunesses Musicales International – Site oficial [Portal eletrônico], 2023. Disponível em: https://jmi.net. Acesso em: 22 set. 2023.
KASSER, T.; RYAN, Richard M. Further examining the American dream: Differential correlates of intrinsic and extrinsic goals. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 22, n. 3, p. 80-87, Mar. 1996.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 43-51, 2004.
KLEBER, Magali Oliveira. Música e Projetos Sociais. In: SOUZA, J. (Org.). Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, p. 27-49, 2014.
LEMOS, Marina Serra. Motivação e Aprendizagem. In: LEMOS, Marina Serra. Psicologia da Educação. Lisboa: Relógio D’Água Editores, p. 193-231, 2005.
LÜHNING, Angela Elisabeth. Na encruzilhada dos saberes e fazeres musicais: leis, conhecimentos tradicionais, educação, música e espaço(s). In: VIEIRA, Lia Braga; ROBATTO, Lucas; TOURINHO, Cristina (Org.). Trânsito entre fronteiras na Música. Belém: PPGARTES/UFPA, p. 12-54, 2013.
MIRANDA, Micaela. Teatro nos territórios ocupados da Palestina. In: CRUZ, H. (Coord.). Arte e comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 181-210, 2015.
MOTA, Graça. Portugal. In: HARGREAVES, D. J.; NORTH, A. C. (Ed.). Musical development and learning: the international perspective. London: Continuum, 2001.
NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – Site oficial [Portal eletrônico], 2023. Disponível em: http://neojiba.org. Acesso em: 22 set. 2023.
NÓBREGA, Ariana Perazzo da. A motivação de crianças e jovens na aprendizagem musical em projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil, e Orquestra Geração, em Portugal. 2017. 387 f. Tese (Doutorado em Ciências Musicais) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2018.
NÓBREGA, Ariana Perazzo da; BOAL-PALHEIROS, G. NEOJIBA: reflexões sobre o ensino das práticas musicais em projeto social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015. Natal. Anais... Natal: ABEM, 2015.
O’NEILL, Susan A. Becoming a music learner: Towards a theory of transformative music engagement. The Oxford Handbook of Music Education, v. 1, p. 163-186, 2012.
ORQUESTRA GERAÇÃO – Site oficial [Portal eletrônico], 2023. Disponível em: https://orquestra.geracao.aml.pt/historia. Acesso em: 22 set. 2023.
PAJARES, F.; OLÁZ, F. Teoria social cognitiva e autoeficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A. (Org). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, p. 97-114, 2008.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. Tradução L. A. F. Pontes e S. Machado, 4. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2014.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: The Guilford Press, 2017.
SAFRAIDER, Gabriela Silva; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21983. Acesso em: 2 out. 2023.
SCHMIDT, Charles P. Relations among motivation, performance achievement, and music experience variables in secondary instrumental music students. Journal of Research in Music Education, v. 53, n. 2, p. 134-147, 2005.
SLOBODA, John A.; DAVIDSON, Jane W.; HOWE, Michael J. A. Is everyone musical? The Psychologist, v. 7, n. 8, p. 349-354, 1994.
SLOBODA, John. Emotion, functionality, and the everyday experience of music: where does music education fit? Music Education Research, v. 3, n. 2, p. 243-254, 2001.
SOUZA, Jusamara. Música em projetos sociais: a perspectiva da sociologia da educação musical. In: SOUZA, J. (Org.). Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, p. 11-26, 2014.
STAKE, Robert. A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3. ed., 2012.
TUNSTALL, Tricia. Changing lives: Gustavo Dudamel, El Sistema, and the transformative power of music. New York: Norton, 2012.
UY, Michael. Venezuela´s national music education program El Sistema: Its interactions with society and its participants´ engagement in praxis. Music and Arts in Action, v. 4, n. 1, p. 5-21, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).