O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum

Autores/as

  • Vivian Dell'Agnolo Madalozzo Universidade do Minho
  • Tiago Madalozzo Universidade do Minho
  • Natália Fernandes Universidade do Minho
  • Joana R. Casanova Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432104

Resumen

O projeto de investigação-ação “Clube das Crianças” desenvolveu-se em um contexto de educação não formal no norte de Portugal, com crianças de 8 a 10 anos, em 2022. A ação integrou o Projeto SMOOTH, financiado pela União Europeia, tendo como objetivo central refletir acerca do potencial da Educação enquanto bem comum para combater as desigualdades em grupos vulnerabilizados, por meio da promoção do diálogo intercultural e intergeracional e do desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais para a criação de espaços de cidadania democrática baseados em igualdade, colaboração, compartilhamento e cuidado. O presente artigo explora como essas premissas epistemológicas da Educação enquanto bem comum se alinham a uma perspectiva crítica da infância e a uma visão contemporânea de Educação musical na infância, a fim de compreender as relações sociais que se desenrolam em práticas musicais no contexto de um projeto social. Os resultados apontam para a importância da co-construção de espaços e tempos em que as crianças sejam sujeitos ativos em suas práticas musicais nesse cenário. Discutimos aspectos de um trabalho musical criativo – a troca, a criação coletiva, a partilha aberta, a diversidade e a liberdade – e a sua associação com os valores da Educação enquanto bem comum – uma prática social mais livre, igualitária, aberta, diversa, justa e colaborativa – para sustentar que há uma convergência entre estas teorias e práticas. Isso permite afirmar que os pressupostos da Educação enquanto bem comum oferecem um potencial contributo para a compreensão da Educação musical em projetos sociais.

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Biografía del autor/a

Vivian Dell'Agnolo Madalozzo, Universidade do Minho

Vivian Dell’Agnolo Barbosa Madalozzo é doutoranda em Estudos da Criança na área de Infância, Cultura e Sociedade pelo CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. É bolsista de investigação e desenvolvimento pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT/Portugal); membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho; e professora dos cursos de Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participou no Projeto SMOOTH – Educational commons and active social inclusion (H2020) como convidada e foi fundadora e professora da Alecrim Dourado Formação Musical (2010-2023), em Curitiba-PR. É mestre em Música - Cognição musical (UFPR) e licenciada pela mesma instituição em Educação Musical. Tem interesse nas áreas de educação musical na infância, participação infantil em música e formação de professores.

Tiago Madalozzo, Universidade do Minho

Tiago Madalozzo é doutor em Música, com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutoramento em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Foi professor adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II (2014-2023), professor colaborador do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Paraná (2010-2012) e professor de musicalização infantil e iniciação musical para crianças de 0 a 8 anos na Alecrim Dourado Formação Musical (2010-2017), em Curitiba. Atuou no apoio a atividades de investigação do Projeto SMOOTH (UMinho). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO (UNESPAR) e do Educamovimento / Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE (UFPR). É coeditor da Revista Música na Educação Básica (ABEM) e membro do Conselho Editorial do International Journal of Music in Early Childhood (Intellect). Tem interesse nas áreas de educação musical na infância, música nas culturas infantis e escuta musical ativa.

Natália Fernandes, Universidade do Minho

Natália Fernandes é professora associada com Agregação, Universidade do Minho, Instituto de Educação, investigadora interna do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, investigadora no Laboratório Colaborativo ProChild - Against Poverty and Social Exclusion e membro integrado do CIEC. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da infância, com foco na investigação sobre os direitos das crianças, os novos paradigmas de investigação com crianças e com as questões éticas que as envolvem. É fundadora e membro da direção da CREAN (Children’s Rights European Academic Network). Atualmente, integra dois projetos de investigação: coordena a equipe da UMinho no projeto SMOOTH e participa como investigadora no Projeto COST - Multi-Sectoral Responses to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends, que tem como entidade coordenadora a Ulm University. Os dois projetos têm financiamento do Programa Horizonte 2020.

Joana R. Casanova, Universidade do Minho

Joana R. Casanova é investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho. Realizou o pós-doutoramento no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, no âmbito do Projeto SMOOTH. É doutora em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo realizado um projeto acerca do abandono acadêmico dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicóloga, membro efetivo e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem experiência docente no Ensino Superior, nas áreas da Psicologia da Educação e da Metodologia de Investigação e é formadora do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Formação de Professores) nas áreas da Psicologia, Psicologia da Educação e Metodologia de Investigação em Educação. É autora e coautora de comunicações, artigos e capítulos publicados em revistas científicas portuguesas e internacionais.

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Financiamento

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto SMOOTH - Educational commons and active social inclusion (Ref. ID: 101004491), financiado pelo Programa Horizon 2020 da União Europeia. Os autores são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através de uma bolsa de doutoramento da autora Vivian Madalozzo (UI/BD/154433/2022), pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020) e pelo Centro de Investigação em Educação (UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020), Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Publicado

2024-02-29

Cómo citar

Madalozzo, V. D., Madalozzo, T., Fernandes, N., & Casanova, J. R. (2024). O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32104. https://doi.org/10.33054/ABEM202432104