O ensino de trompete em projetos sociais: um ensaio sobre a prática do instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432203

Palavras-chave:

ensino de trompete, projetos sociais, desenvolvimento técnico/musical

Resumo

Este ensaio tem como ponto de partida reflexões sobre o ensino de trompete dentro de projetos sociais e traz proposições sobre a importância do desenvolvimento técnico/musical dos seus participantes, defendendo a tese de que o ensino de instrumentos dentro desses espaços não deve ser negligenciado a ponto de tais projetos terem apenas como objetivo a inclusão social. Ou seja, a ideia é que pensemos sobre este aspecto sem que um seja anulado em detrimento do outro. Neste sentido, proponho ao longo do texto uma reflexão de forma mais abrangente, analisando materiais possíveis, trazendo exemplos práticos e pensando sobre a profissionalização musical em projetos de ação social. Todavia, devido a minha experiência de vida, prática docente e conhecimento empírico do campo trarei como enfoque o ensino de trompete dentro desses espaços e, para trazer luz a discussão, trago autores da área que tem ao longo dos anos discutido sobre o ensino de música nesses espaços, tais como, Souza et al. (2014), Penna (2006), Kater (2004), entre outros.

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Biografia do Autor

Isac Costa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Isac Costa Soares é mestre em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA, formado em trompete pelo Conservatório Pablo Komlós (escola de música da OSPA) e participa do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO). Participou de diversos festivais de música, tais como o Festival Internacional Sesc de música, Gramado in Concert, Festival Internacional de Inverno da UFSM, entre outros. Além disso, atua como músico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e participou como músico convidado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Gramado e Orquestra da Ulbra. Também tem acompanhado cantores consagrados, como Daniel, do seguimento sertanejo. Atualmente é professor de trompete no Projeto Ouviravida e Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.
http://lattes.cnpq.br/6964567221542111

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Soares, I. C. (2024). O ensino de trompete em projetos sociais: um ensaio sobre a prática do instrumento. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32203. https://doi.org/10.33054/ABEM202432203