Projeto Cariúnas: a criatividade na educação musical
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432210Palavras-chave:
educação musical, criatividade, Projeto Cariúnas, projetos sociaisResumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada em 2023, busca compreender o processo e as principais características da formação de crianças e adolescentes nas aulas de Criatividade, como componente curricular, do Projeto Cariúnas. Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, essa Organização da Sociedade Civil (OSC) oferece atividades artísticas de música e dança a jovens de baixa renda na região norte da capital mineira. O estudo adota uma abordagem qualitativa, conduzindo entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes no Projeto. O método visa identificar os benefícios presentes no processo formativo dos(as) estudantes, considerando leituras sobre o tema e as falas dos entrevistados: professores e coordenadora pedagógica. Os resultados da pesquisa indicam que as aulas da disciplina de Criatividade são um diferencial notável no Projeto Cariúnas. Conclui-se que a pesquisa destaca que os processos criativos oferecem diversos caminhos que resultam em experiências transformadoras, sendo necessário expandir a análise, explorando o potencial do seu desenvolvimento na área do ensino da música nos projetos sociais, incluindo estudos sobre a criatividade na educação musical dos adolescentes.
Downloads
Referências
CANÇADO, Tânia Mara Lopes. Projeto Cariúnas – uma proposta de educação musical numa abordagem holística da educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 14, n. 14, 2006.
CARIÚNAS: O Programa. Disponível em: https://www.cariunas.org.br/pt-br. Acesso em: 19 de junho de 2023.
ENTREVISTADA A. Entrevista. Belo Horizonte, 2 jun. 2023.
ENTREVISTADO C. Entrevista. Belo Horizonte, 14 jun. 2023.
ENTREVISTADO B. Entrevista. Belo Horizonte, 21 jun. 2023
ESTATUTO DA SOCIEDADE ARTÍSTICA MIRIM DE BELO HORIZONTE. Projeto Cariúnas. SAMBH–2018.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2014.
KLEBER, Magali Oliveira. A Prática de Educação Musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Porto Alegre, 2006. 355f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música, Porto Alegre, 2006.
LISBOA, Rodrigo. [poster] A importância do ensino de música na vida das crianças: considerações sobre os possíveis benefícios psicossociais. In: XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2019.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
REGIMENTO INTERNO DA SOCIEDADE ARTÍSTICA MIRIM DE BELO HORIZONTE. Projeto Cariúnas. SAMBH–2021.
SANTOS, Carla Pereira dos. Projetos sociais em educação musical: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da música. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Brasília, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).