Projeto Cariúnas: a criatividade na educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432210

Palavras-chave:

educação musical, criatividade, Projeto Cariúnas, projetos sociais

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada em 2023, busca compreender o processo e as principais características da formação de crianças e adolescentes nas aulas de Criatividade, como componente curricular, do Projeto Cariúnas. Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, essa Organização da Sociedade Civil (OSC) oferece atividades artísticas de música e dança a jovens de baixa renda na região norte da capital mineira. O estudo adota uma abordagem qualitativa, conduzindo entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes no Projeto. O método visa identificar os benefícios presentes no processo formativo dos(as) estudantes, considerando leituras sobre o tema e as falas dos entrevistados: professores e coordenadora pedagógica. Os resultados da pesquisa indicam que as aulas da disciplina de Criatividade são um diferencial notável no Projeto Cariúnas. Conclui-se que a pesquisa destaca que os processos criativos oferecem diversos caminhos que resultam em experiências transformadoras, sendo necessário expandir a análise, explorando o potencial do seu desenvolvimento na área do ensino da música nos projetos sociais, incluindo estudos sobre a criatividade na educação musical dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Gabrielle Costa Guimarães, Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte – Projeto Cariúnas

Gabrielle Costa Guimarães é professora de Saxofone e Musicalização no Projeto Cariúnas e licenciada em Música com Habilitação em Saxofone pela Universidade do Estado de Minas Gerais (EsMu/UEMG). Tem formação em Saxofone pela Fundação Clóvis Salgado no Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) e em música pelo Projeto Cariúnas. É saxofonista da Orquestra de Sopros da Fundação Artística de Belo Horizonte (FAE), Big Band UEMG, e do Grupo de Saxofones UEMG e Grupo de Saxofones UFMG. Atua como saxofonista em shows com gravação de DVDs de artistas do cenário nacional. Integrou como contralto os Corais Madrigal Scala e Puer Singers, foi vocalista e produtora do Bloco Us Beethovens e vocalista da Banda Aerofusca. Pesquisa temas relacionados à educação musical em projetos sociais, educação musical, criatividade, metodologia instrumental e espaços não formais do ensino de música.
http://lattes.cnpq.br/2344995720071711

Priscila Rezende Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Priscila Rezende Moreira é professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (EsMU/UEMG), lecionando nos cursos de Licenciatura em Música. É doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período de estudo do Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB), mestre em Educação e Pedagoga pela UFMG. Pesquisa temas relacionados às políticas públicas em educação e educação musical. Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música: Habilitação em Educação Musical Escolar na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (EsMU/UEMG).
http://lattes.cnpq.br/9681634575602752

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Publicado

2024-07-13

Como Citar

Guimarães, G. C., & Moreira, P. R. (2024). Projeto Cariúnas: a criatividade na educação musical. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32210. https://doi.org/10.33054/ABEM202432210