Processos de escuta: reflexões de crianças de um projeto social sobre fazer música a partir da percussão corporal
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432207Palavras-chave:
percussão corporal, projeto social, escuta de criançasResumo
Diante de um recorte de pesquisa realizada no âmbito do mestrado em educação musical, o texto tem como o objetivo conhecer como as crianças entendem a percussão corporal segundo a proposta fundamentada na abordagem educacional do grupo Barbatuques. São apresentadas três cenas com reflexões que as crianças tiveram a partir das potências do que a escuta destas vozes pode proporcionar sobre ideias de música e sobre conceber o corpo como instrumento musical, destacando-se as vulnerabilidades às quais estão sujeitas no contexto em que se encontram. As crianças participantes da pesquisa são da faixa etária entre oito e nove anos, participantes de um projeto social da cidade de São Paulo, e fizeram aulas de percussão corporal baseadas na abordagem educacional do Barbatuques. A pesquisa, de base qualitativa, é ancorada na metodologia da cartografia e tem como referenciais teóricos conceitos da sociologia da infância, como o de agência/protagonismo e cultura de pares; da pedagogia do acontecimento musical, da educação musical menor, da música como jogo e de ideias de música, de Teca Alencar de Brito, e de reflexões sobre corpo-infância, de Miguel Arroyo. Os resultados indicam que as crianças são protagonistas, criadoras e interlocutoras em aulas de música corporal.
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