Processos de escuta: reflexões de crianças de um projeto social sobre fazer música a partir da percussão corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432207

Palavras-chave:

percussão corporal, projeto social, escuta de crianças

Resumo

Diante de um recorte de pesquisa realizada no âmbito do mestrado em educação musical, o texto tem como o objetivo conhecer como as crianças entendem a percussão corporal segundo a proposta fundamentada na abordagem educacional do grupo Barbatuques. São apresentadas três cenas com reflexões que as crianças tiveram a partir das potências do que a escuta destas vozes pode proporcionar sobre ideias de música e sobre conceber o corpo como instrumento musical, destacando-se as vulnerabilidades às quais estão sujeitas no contexto em que se encontram. As crianças participantes da pesquisa são da faixa etária entre oito e nove anos, participantes de um projeto social da cidade de São Paulo, e fizeram aulas de percussão corporal baseadas na abordagem educacional do Barbatuques. A pesquisa, de base qualitativa, é ancorada na metodologia da cartografia e tem como referenciais teóricos conceitos da sociologia da infância, como o de agência/protagonismo e cultura de pares; da pedagogia do acontecimento musical, da educação musical menor, da música como jogo e de ideias de música, de Teca Alencar de Brito, e de reflexões sobre corpo-infância, de Miguel Arroyo. Os resultados indicam que as crianças são protagonistas, criadoras e interlocutoras em aulas de música corporal.

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Biografia do Autor

Mariana Gomes Maziero, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mariana Gomes Maziero possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) e Licenciatura em Música. É musicista formada em flauta transversal pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e com pós-graduação (lato sensu) em Educação Musical na Faculdade Cantareira. É mestra em música (na área de educação musical) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sob a orientação de Margarete Arroyo e doutoranda em música (educação musical), também pelo Instituto de Artes da Unesp, com orientação de Sônia Regina Albano de Lima. Atua como professora de musicalização, flauta e percussão corporal em projetos sociais, em escolas de música e em instituições de educação infantil. Há mais de 15 anos pratica percussão corporal, sendo integrante da Orquestra do Corpo e parceira do grupo Barbatuques, faz pesquisa acadêmica nessa área nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Também participa do Apremus (CNPq) - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade. 
http://lattes.cnpq.br/2101414663183215

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Publicado

2024-07-13

Como Citar

Maziero, M. G. (2024). Processos de escuta: reflexões de crianças de um projeto social sobre fazer música a partir da percussão corporal. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32207. https://doi.org/10.33054/ABEM202432207