Construindo uma comunidade através da música: um olhar sobre o Projeto Educando com Música e Cidadania de Atibaia (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432204

Palavras-chave:

Projeto Educando com Música e Cidadania, projeto social, ensino de música, fanfarra, pesquisa etnográfica

Resumo

O Projeto Educando com Música e Cidadania, maior iniciativa social de ensino gratuito de música da cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, atinge, aproximadamente, 2 mil estudantes em 17 escolas municipais e em sua sede. São oferecidas aulas de instrumentos de cordas, metais, madeiras, percussão, canto coral, dança, teoria e iniciação musical em aulas coletivas e práticas de conjunto. Este artigo tem como objetivo compreender o impacto social e musical que o projeto exerce em seus integrantes e em suas famílias e seu potencial transformador dentro da cidade de Atibaia. Para isso, empreenderemos, nessa investigação, uma abordagem social do aprendizado: o conceito de comunidade de prática. A partir dessa perspectiva, a metodologia usada para compreendermos como essas relações se constroem e se configuram envolveu uma abordagem etnográfica, com a condução de entrevistas semiestruturadas com integrantes e ex-membros da Fanfarra Municipal de Atibaia, grupo de maior capilaridade do projeto, além de pesquisa bibliográfica e levantamento de relatos prévios em jornais e revistas, a fim de entendermos alguns dos desdobramentos e consequências dessa iniciativa em seus participantes e nas famílias atendidas a partir de suas trajetórias e de como veem o projeto e a si mesmos. Dessa forma, foi possível compreender como a prática ancora a difusão de um rico e vasto repertório compartilhado entre seus atores e como, a partir dele, vão se formando noções de pertencimento, identidade e reciprocidade em torno das ações do projeto, tornando-o parte da formação social desses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Flávio Rodrigues é mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu o projeto de pesquisa Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia (SP). Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e graduado com Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Entre 2020 e 2022, integrou o projeto temático O Musicar Local: Novas Trilhas para a Etnomusicologia, iniciativa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Atua como músico, pesquisador e educador.
https://lattes.cnpq.br/5622894250054910

Referências

ABANFARE. I Workshop Online com Rogério Wanderley Brito. Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco, Recife, 22 jul. 2020. Disponível em: https://www.abanfarepe.org/post/workshopcomrogeriobrito. Acesso em: 10 set. 2023.

CAMPOS, Nilceia Protássio. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 19, p. 103-111, mar. 2008.

FAVARO, Tatiana. Fanfarra paulista faz sucesso internacional. Estadão, São Paulo, 12 abr. 2010. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/fanfarra-paulista-faz-sucesso-internacional/. Acesso em: 10 set. 2023.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Etnografia da performance musical: identidade, alteridade e transformação. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 155-184, jul./dez. 2005.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LIMA, Marcos Aurélio de. A banda estudantil em um toque além da música. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

LIMA, Ronaldo Ferreira de. Bandas de música, escola de vida. 2066. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

MAGALHÃES, Maria Suellen. O trompista no século XXI: perspectivas metodológicas para uma formação versátil. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Unidade Acadêmica Especializada em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

MARCONATO, Athus Rogério. Prática de banda em escolas de ensino fundamental como embasamento para processo pedagógico: um estudo de caso com duas escolas em Guarulhos – SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2014.

NERY, Daniel Guimarães. Música em Atibaia: uma história possível: volume I. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

RODRIGUES, Flávio. Fanfarra Municipal de Atibaia: a banda de Atibaia que conquistou o mundo. Revista Atibaia Connection, Atibaia, ano 3, n. 11, jun./jul. 2018.

SOB O SOM da FAMA (teaser) – Itaquera. 1 vídeo (1min50s). São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2019. Publicado no canal Flávio Rodrigues. Disponível em: https://youtu.be/H2TegPvbJdw?si=0kbOHksdIM0BVlVW. Acesso em: 10 set. 2023.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: BLACKMORE, Chris. (ed.). Social learning systems and communities of practice. London: Springer Verlag and the Open University, 2010. p. 179-198.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Rodrigues, F. (2024). Construindo uma comunidade através da música: um olhar sobre o Projeto Educando com Música e Cidadania de Atibaia (SP). REVISTA DA ABEM, 32(2), e32204. https://doi.org/10.33054/ABEM202432204