Construindo uma comunidade através da música: um olhar sobre o Projeto Educando com Música e Cidadania de Atibaia (SP)
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432204Palavras-chave:
Projeto Educando com Música e Cidadania, projeto social, ensino de música, fanfarra, pesquisa etnográficaResumo
O Projeto Educando com Música e Cidadania, maior iniciativa social de ensino gratuito de música da cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, atinge, aproximadamente, 2 mil estudantes em 17 escolas municipais e em sua sede. São oferecidas aulas de instrumentos de cordas, metais, madeiras, percussão, canto coral, dança, teoria e iniciação musical em aulas coletivas e práticas de conjunto. Este artigo tem como objetivo compreender o impacto social e musical que o projeto exerce em seus integrantes e em suas famílias e seu potencial transformador dentro da cidade de Atibaia. Para isso, empreenderemos, nessa investigação, uma abordagem social do aprendizado: o conceito de comunidade de prática. A partir dessa perspectiva, a metodologia usada para compreendermos como essas relações se constroem e se configuram envolveu uma abordagem etnográfica, com a condução de entrevistas semiestruturadas com integrantes e ex-membros da Fanfarra Municipal de Atibaia, grupo de maior capilaridade do projeto, além de pesquisa bibliográfica e levantamento de relatos prévios em jornais e revistas, a fim de entendermos alguns dos desdobramentos e consequências dessa iniciativa em seus participantes e nas famílias atendidas a partir de suas trajetórias e de como veem o projeto e a si mesmos. Dessa forma, foi possível compreender como a prática ancora a difusão de um rico e vasto repertório compartilhado entre seus atores e como, a partir dele, vão se formando noções de pertencimento, identidade e reciprocidade em torno das ações do projeto, tornando-o parte da formação social desses indivíduos.
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