Coordenação Pedagógica em Música: dimensões e atribuições em projeto social
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432209Palavras-chave:
organização não governamental, coordenação pedagógica em Música, NEOJIBAResumo
Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Tem-se como objetivo refletir sobre as atribuições da coordenação pedagógica em Música no Projeto Social conhecido como Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA. O recorte da pesquisa se deu nas atividades da coordenação pedagógica deste Projeto, entre os anos de 2013 e 2014, visto que um dos autores se ocupava, na época, dessa função. Em uma Abordagem Qualitativa, empregando técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação participante (Gil, 2008), este trabalho está assentado nas ideias de Leonhad e House (1959), Libâneo (2001), Hansen (2007), Corrêa (2009), Govias (2011), Gama (2011), Gentile (2011), Fogaça (2013), Cunha (2014). Ao concluir a pesquisa, constatou-se que as ações da coordenação pedagógica em Música no contexto pesquisado englobam áreas da Pedagogia, da Música e da Gestão, categorizadas, assim, em três Dimensões: Pedagógica, Musical e Administrativa, respectivamente.
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