Coordenação Pedagógica em Música: dimensões e atribuições em projeto social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432209

Palavras-chave:

organização não governamental, coordenação pedagógica em Música, NEOJIBA

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Tem-se como objetivo refletir sobre as atribuições da coordenação pedagógica em Música no Projeto Social conhecido como Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA. O recorte da pesquisa se deu nas atividades da coordenação pedagógica deste Projeto, entre os anos de 2013 e 2014, visto que um dos autores se ocupava, na época, dessa função. Em uma Abordagem Qualitativa, empregando técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação participante (Gil, 2008), este trabalho está assentado nas ideias de Leonhad e House (1959), Libâneo (2001), Hansen (2007), Corrêa (2009), Govias (2011), Gama (2011), Gentile (2011), Fogaça (2013), Cunha (2014). Ao concluir a pesquisa, constatou-se que as ações da coordenação pedagógica em Música no contexto pesquisado englobam áreas da Pedagogia, da Música e da Gestão, categorizadas, assim, em três Dimensões: Pedagógica, Musical e Administrativa, respectivamente.

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Biografia do Autor

Obadias de Oliveira Cunha, Universidade Federal da Bahia

Obadias de Oliveira Cunha é licenciado em Música e bacharel em Instrumento (Piano) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado em Música (Educação Musical) pelo PPGPROM/UFBA, no qual estudou a coordenação pedagógica em Música no Terceiro Setor. É doutor em Música pela UFBA/PPGMUS, Área de Concentração: Educação Musical, Linha de Pesquisa: Processos, práticas e métodos para a formação em Música, tendo como foco da pesquisa processos avaliativos na formação docente em Música. Realizou Estágio de Pesquisa como Bolsista Capes, na modalidade doutorado sanduíche, na l'Université Laval (Canadá) pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil/Canadá - Department of Foreign Affairs, Trade and Development (DFADT). Atualmente, é professor adjunto no Curso de Licenciatura em Música da UFBA e no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). É integrante do Grupo de Pesquisa CDG (UFRGS-UFBA) e Coordena o Grupo de Pesquisa com foco no Planejamento e Avaliação na Formação Musicopedagógica (PAFORMUS). Coordena o Curso de Licenciatura em Música EaD/UAB (UFBA). Tem experiência como professor de Música na Educação Básica; na coordenação e na gerência pedagógica em Música no Terceiro Setor (NEOJIBA); na coordenação de área Artes/Música do PIBID e Residência Pedagógica (UCSAL/bolsista Capes); na formação do professor de Música, lecionando disciplinas como: Estágio Supervisionado, Fundamentos da Educação Musical, Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Educação Musical, Trabalho de Conclusão de Curso, Instrumento - Piano.
http://lattes.cnpq.br/2732087408802562

Ekaterina Konopleva, Universidade Federal da Bahia

Ekaterina Konopleva possui graduação e mestrado em Música pelo Conservatório Estatal M.P. Mussorgsky do Ural - Rússia (2002) e doutorado em Música pela Academia de Música Gnesin da Rússia (2013). Realizou estudos/trabalhos referentes à música e educação musical na Rússia, no Canadá, nos Estados Unidos e no Brasil. É professora associada do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
http://lattes.cnpq.br/0277937295094172

Joel Luiz da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Joel Luiz da Silva Barbosa iniciou na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba-SP. Graduou-se em clarineta pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí-SP. Obteve os graus de bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e de mestrado (MM) e doutorado (DMA), também neste instrumento, pela University of Washington em 1992 e 1994, respectivamente. Atualmente, é professor titular de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Atua como professor dos cursos de mestrado e doutorado desta Escola, com trabalhos nos seguintes temas: clarineta, banda, ensino em grupo e método de banda. Além disso, desenvolve trabalhos de ensino de instrumentos para formação de bandas em comunidades. Tem atuado como clarinetista e regente de banda em diversos grupos e festivais. Foi membro da comissão de Community Music Activities da International Society for Music Education (ISME).
http://lattes.cnpq.br/7047299547171544

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Cunha, O. de O., Konopleva, E., & Barbosa, J. L. da S. (2024). Coordenação Pedagógica em Música: dimensões e atribuições em projeto social. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32209. https://doi.org/10.33054/ABEM202432209